O projeto Saúde no Bairro nasceu do trabalho em conjunto entre a Câmara Municipal de Setúbal, o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, a delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa, a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal e a Junta de Freguesia de S. Sebastião.

A promoção da saúde e a prevenção da doença, através do desenvolvimento de ações com a participação dos moradores dos cinco bairros abrangidos pelo Nosso Bairro, Nossa Cidade, é o objetivo do projeto, que é agora formalizado através de um protocolo a celebrar entre aquelas entidades.

No terceiro encontro de moradores dos bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, realizado em novembro de 2015, foi decidido dar particular atenção às questões relacionadas com a promoção da saúde.

Para concretizar este objetivo, revelou-se necessário definir um projeto de intervenção, formalizado através de um protocolo escrito, com o objetivo de desenvolver ações que vão ao encontro das necessidades sentidas e expressas pelos moradores dos bairros abrangidos, envolvendo-os na definição da estratégia a seguir.

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, lançado em 2012 pela Câmara Municipal de Setúbal, dinamiza, com o envolvimento direto dos moradores, um conjunto de ações e iniciativas de melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações.