A obra, num investimento de perto de 30 mil euros, reativa, com valências adaptadas às exigências atuais das crianças e dos jovens, o espaço onde funcionou um parque infantil, no Parque Verde da Bela Vista, demolido há perto de dois anos por razões de segurança.

No âmbito desta intervenção, enquadrada num vasto programa de requalificação de parques infantis e espaços de jogos e de recreio no concelho, desenvolvido pela Autarquia, foi já instalada uma área que dispõe de um programa completo de parkour.

Trata-se de uma infraestrutura inovadora em Setúbal, que permite o desenvolvimento de uma atividade desportiva radical muito apreciada pelos adolescentes, que consiste na deslocação rápida e eficiente entre diversos pontos com recurso à destreza atlética para a superação de obstáculos, apenas com o uso do próprio corpo, em qualquer tipo de ambiente, urbano ou natural.

A outra área do novo equipamento infantojuvenil, destinada às crianças, ainda em instalação devido às condições climatéricas, consiste na criação de um circuito de triciclos, trotinetes e bicicletas, desenhado por meio de marcação decorativa em material termoplástico, aplicado no pavimento existente.

Os mais novos podem utilizar os seus veículos para circularem num percurso dotado de ruas, rotunda, passadeiras e faixa para peões, bomba de gasolina e sinais de trânsito, num estímulo à criatividade e descoberta da brincadeira segundo princípios da educação rodoviária. O espaço, a concluir em breve, possui ainda uma casinha de madeira que simulará um restaurante.

Estas duas novas áreas juntam-se à oferta para os jovens existente no Parque Verde da Bela Vista, a maior zona verde da cidade, com dez hectares, que, nomeadamente, possui uma das mais modernas pistas portuguesas de BMX, inaugurada há seis meses.