19° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | limpeza e desinfeção | 17 de abril

Parques e jardins de Setúbal estiveram, no dia 17, na rota de intervenções das brigadas especiais da Câmara Municipal que continuam a atividade diária, intensa e permanente de limpeza e desinfeção do território durante a pandemia da Covid-19.


A estratégia de higienização de todo o concelho prossegue, sem poupança de esforços, naquele que é mais um contributo da autarquia setubalense para travar a propagação do novo coronavírus e, desta forma, reforçar a segurança no espaço público.

Freguesia a freguesia, bairro a bairro, rua a rua, as equipas municipais de Higiene Urbana e Espaços Verdes passam, diariamente, o território a pente fino, assegurando as tarefas essenciais de lavagem, desinfeção e higienização, em particular em locais com maior fluxo de circulação de pessoas.

Estas brigadas municipais, sempre equipadas com máscaras e outros equipamentos de proteção individual, estiveram na manhã de dia 17 em operação nos parques do Bonfim, de Vanicelos e da Algodeia, assim como na Escola dos Arcos, na qual está em funcionamento um centro de testes à infeção Covid-19.

Noutro local da cidade, uma outra equipa, apoiada por uma viatura, tratou da lavagem e desinfeção de contentores nos mercados do Livramento e do Rio Azul, assim como na zona defronte do Pingo Doce e na Avenida 22 de Dezembro, junto da estação dos Correios e de um talho ali existente.

Igualmente no período da manhã, agora na zona das Praias do Sado, contentores de 800 litros estiveram na mira de pistolas com jatos de alta pressão e pulverizadores com desinfetante, uma solução à base de hipoclorito de sódio dissolvido em água que tem vindo a ser utilizado.

Já durante a tarde, uma equipa apoiada por um equipamento normalmente utilizado para a limpeza de graffiti em espaço urbano, percorreu toda a Avenida Bento Gonçalves.

A campanha de higienização intensa em todas as freguesias do concelho decorre em permanência e insere-se na operação de larga escala desencadeada pelo município no âmbito do plano de contingência criado para lidar, no concelho, com a crise de saúde pública.

A Câmara Municipal de Setúbal apela à população para a adoção de comportamentos cívicos que contribuam para manter a salubridade e limpeza do concelho, respeitando as regras de deposição de resíduos sólidos urbanos nos contentores e os horários de recolha.