Ação lúdico-pedagógica “Páscoa no Arquivo Municipal de Setúbal”, com animações e passatempos, é alternativa para os tempos livres das crianças dos 6 aos 12 anos

A ação lúdico-pedagógica “Páscoa no Arquivo Municipal de Setúbal”, em curso durante toda a semana, reflete a história e simbologia associada à época, com animações e passatempos que constituem uma alternativa para os tempos livres dos mais jovens.


Entre as atividades promovidas pelo Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal, para crianças dos 6 aos 12 anos, consta a criação de uma cesta em papel para receber as amêndoas da Páscoa normalmente oferecidas pelos familiares, as quais ficam guardadas num utensílio pensado e concebido pelos próprios e que substitui os de compra, conferindo-se assim um valor acrescido às peças.

Ainda no âmbito destas oficinas criativas da Câmara Municipal de Setúbal, nas quais os participantes produzem decorações alusivas à época, destaca-se a conceção de um coelhinho da Páscoa, decorado livremente por cada um, que depois o pode levar para partilhar com a família.

Alice, 8 anos, recorrente nestas atividades e que produziu um coelhinho abrilhantado com notas musicais e estrelas, destaca a possibilidade de criar peças únicas e a diversão que marca tanto o grupo como os animadores, num convívio alargado durante toda a semana da Páscoa, nos dias úteis.

Diogo, da mesma idade, que quis homenagear os golfinhos do Sado, utilizando recortes na decoração do seu coelhinho, diz que a diversão contida nesta ação suplanta em muito a alternativa de estar em casa ocupado com atividades mais rotineiras.

O Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Setúbal volta a animar as férias escolares, no verão, com a realização de oficinas lúdico-pedagógicas, igualmente abertas a todas crianças dos 6 aos 12 anos, mediante inscrição, em data ainda a anunciar.