Na cerimónia de apresentação do livro “História e Cronologia de Setúbal 1248-1926”, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, destacou o contributo desta obra para “a sistematização de um conhecimento que cumpre aprofundar continuamente”.

A autarca adiantou que este livro materializa “um importante trabalho de incontornável referência para o estudo da História local, desde o início da afirmação de Setúbal enquanto Concelho até ao annus horribilis de 1926”, o ano do derrube da 1.ª República por uma ditadura militar que conduziu ao Estado Novo.

A obra, que organiza cronologicamente grandes acontecimentos da História de Setúbal, constitui ainda “um extenso relato e uma notável e clara explicação dos diversos sucessos que foram decidindo a construção da cidade e o quotidiano dos cidadãos”, salientou Maria das Dores Meira.

A apresentação pública do livro “História e Cronologia de Setúbal 1248-1926” foi conduzida por Viriato Soromenho Marques, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A obra do historiador Albérico Afonso, docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, aborda temáticas como a indústria conserveira, a sociabilidade burguesa, a imprensa local e a afirmação do ideário republicano.

O livro, com 336 páginas, da editora Estuário, tem um caderno denominado “Iconografia Setubalense”, um conjunto de imagens e documentos históricos de apoio à leitura e uma compilação de estudos – “Setúbal Medieval e Moderna”, “Setúbal Liberal” e “Setúbal Republicana” – que apoiam a cronologia de acontecimentos explanados pelo autor.