Passeio a Rio Maior celebrou Dia Mundial do Acordeão

A Associação de Acordeonistas de Portugal e a Junta de Freguesia de São Sebastião promoveram, no dia 5 de maio, um passeio sénior para celebrar o Dia Mundial do Acordeão.


Mais de meia centena de seniores participaram na atividade, organizada pela Associação de Acordeonistas de Portugal, com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião ao nível da divulgação, logística e transporte gratuito.

Uma visita guiada às salinas de Rio Maior, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, foi um dos pontos de interesse que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer. Classificadas como Imóvel de Interesse Público, estas são as únicas salinas interiores existentes em Portugal, a mais de 30 quilómetros do oceano.

As salinas de Rio Maior estão rodeadas de serranias e à volta do tanque e dos talhos construíram-se casas de madeira, que serviam de armazéns de sal e que foram recuperadas, integrando um complexo turístico, maioritariamente composto por casas de comércio.

O almoço convívio, realizado num restaurante da cidade, foi animado com música ao vivo pela acordeonista Nicole Viviane.

Durante a tarde, os seniores visitaram o espaço museológico “O Recanto Eugénia Lima”, repositório de memórias da carreira da “Rainha do Acordeão”, onde os visitantes puderam conhecer melhor a vida e obra da conceituada acordeonista Eugénia Lima.

A iniciativa, que integrou o programa de atividades +55 promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião para a população sénior, teve como objetivo celebrar o Dia Mundial do Acordeão e contribuir para a divulgação da história e importância desse instrumento musical.