Semana Europeia da Mobilidade | Volta à Área Metropolitna de Lisboa em Bicicleta

Ciclistas participaram no dia 19 na Volta à Área Metropolitana de Lisboa em Bicicleta, destinada a sensibilizar para a importância do uso de transportes amigos do ambiente, que incluiu um percurso entre Setúbal e a Quinta do Conde.


Com partida no Largo José Afonso, o passeio uniu Setúbal e a Quinta do Conde num trajeto onde, em Vila Nogueira de Azeitão, os participantes setubalenses se juntaram a outros, oriundos dos concelhos de Palmela e Sesimbra.

A atividade, desenvolvida pelos TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, integrou a Semana Europeia da Mobilidade e teve como principal finalidade incentivar a utilização da bicicleta e dar a conhecer os corredores cicláveis intraconcelhios.

Este foi um dos vários percursos sugeridos pelos TML para este fim de semana, com propostas de passeios a focarem-se nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa a norte do rio Tejo no sábado e nos localizados a sul, incluindo Setúbal, no domingo.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade desenvolvem-se até quarta-feira várias atividades que respeitam o tema da edição deste ano, “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”, centradas na necessidade de promover a saúde física e mental, juntamente com a realização de escolhas conscientes dos modos de deslocação.

O Dia Europeu Sem Carros é assinalado, em Setúbal, na quarta-feira, com o encerramento à circulação rodoviária da Avenida José Mourinho, no troço compreendido entre a Travessa da Casa da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel, das 09h00 às 17h00, de forma a enfatizar o espaço público enquanto área mais dedicada aos peões.

Esta via da frente ribeirinha acolhe uma mostra de veículos elétricos, híbridos e de modos suaves de várias empresas da região, com possibilidade de test-drive.

No mesmo período, decorre a iniciativa “Curtas da Mobilidade”, que consiste na exibição contínua de pequenos filmes reunidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida sobre a mobilidade sustentável em diversas instalações municipais, designadamente Casa da Baía, Casa da Cultura e serviço de atendimento do Edifício Sado.

O programa, entre várias outras iniciativas, incluiu, no dia 16, a inauguração do Interface de Transportes de Setúbal, localizado na Praça do Brasil, investimento municipal de cerca de 4 milhões e 400 mil euros e que, ao entrar em funcionamento em novembro, reúne, num único local, opções de transporte coletivo rodoviário e ferroviário, assim como um parque de estacionamento subterrâneo.