12° Parcialmente nublado
Setúbal Bike Tour - Jogos do Sado 2019

Perto de duas centenas de pessoas participaram, na manhã de 13 de outubro, na nona edição do Setúbal Bike Tour, passeio de cicloturismo dirigido às famílias, com intuito de dar a conhecer o património local e as principais zonas de lazer da cidade.


O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pelo Núcleo de BTT de Vila Fresca, no âmbito do calendário dos Jogos do Sado, juntou 194 participantes de várias idades, com destaque para as crianças que acompanharam o pelotão durante o passeio.

O passeio de cicloturismo pretende não só dar a conhecer o património local e as zonas de lazer da cidade, mas também sensibilizar a população para a importância da prática do exercício físico e da utilização de transportes mais ecológicos.

Este ano, o percurso do Setúbal Bike Tour, numa extensão de 16 quilómetros, teve como ponto de partida o Parque Urbano de Albarquel. Os ciclistas pedalaram até à Avenida Luísa Todi e seguiram em direção à Estrada de Palmela, com passagem pelo Bairro do Liceu e voltando à Baixa da cidade, pela Avenida 5 de Outubro.

O percurso incluiu ainda passagens pela Rotunda dos Quatro Caminhos e pelos bairros da Camarinha e Manteigadas, onde houve uma pausa para abastecimento. De seguida, o pelotão seguiu para a Bela Vista e regressou novamente ao centro da cidade pela Avenida Jaime Cortesão, Travessa Porta do Sol, Avenida Luísa Todi e Avenida José Mourinho, culminando no ponto inicial.

Durante a manhã, decorreu ainda em Albarquel uma gincana para pais e filhos, com meia centena de participantes, com a colaboração da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal e do Núcleo Bicross de Setúbal.

O Setúbal Bike Tour 2019 contou com os apoios da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, da Federação Portuguesa de Ciclismo, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, do Núcleo Bicross de Setúbal, da Setúbal de Bicicleta, da Jomara Team, da Legend Bikes, da Bikezone Setúbal, da GoperSports, da Lima & Limão, da Cycling Services e da Arrábida Bikes.

Durante a manhã, decorreram ainda atividades abertas para os apreciadores de ciclismo com a experimentação de bicicletas elétricas, numa ação promovida pela Lima & Limão Cycling Services.