A boa disposição, o convívio e o espírito de entreajuda marcaram mais uma edição da Descida do Rio Sado, atividade integrada no programa dos 14.os Jogos do Sado, na qual participaram 112 pessoas a bordo de 62 caiaques e dez stand up paddles.

Às 10h00, no Moinho de Maré da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, as embarcações fizeram-se à água para um passeio fluvial com cerca de 25 quilómetros, junto da costa setubalense, que aliou a prática desportiva à vertente turística, ao unir dois importantes cartões de visita da cidade.

“Apesar de algum vento que provocou agitação marítima e levou à desistência de alguns participantes, correu tudo bem e temos um feedback positivo das pessoas”, salienta Ernesto Lima, da organização da iniciativa cuja procura tem vindo a aumentar.

Este ano, registou-se um aumento para quase o dobro do número de participantes, em relação ao ano passado. Perto de cinco dezenas de lugares foram ocupados em embarcações cedidas pela organização e os restantes em embarcações próprias dos participantes.

Entre o Moinho de Maré da Mourisca e o Parque Urbano de Albarquel, o passeio dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Clube de Canoagem de Setúbal e a empresa Zarpa…, Faz-te ao Mar, realizou-se ao longo de quase seis horas, com guias e barcos de apoio, entre os quais a embarcação municipal Maravilha do Sado.

A Descida do Rio Sado contou ainda com os apoios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Capitania e da Polícia Marítima, do Blue Coast Hostel e da Federação Portuguesa de Canoagem.