Um passeio dedicado à observação das aves residentes no Sado e estivais, que chegam de África na primavera para se reproduzirem no estuário, realiza-se na manhã do dia 15 de maio na Herdade da Mourisca.


Organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em parceria com a MiraSado e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, a atividade “Aves estivais e residentes do Sado” vai decorrer entre as 08h45 e as 11h30.

Provenientes de África, na primavera muitas aves – denominadas estivais – chegam ao território da Herdade da Mourisca para ali se reproduzirem, indica a SPEA, acrescentando que nesta época do ano podem ser encontrados no rio Sado cucos, abelharucos, rouxinóis, chilretas e muitos outros pássaros.

O passeio de 15 de maio vai percorrer diversos habitats para que os participantes possam observar a grande diversidade de aves existente na Herdade da Mourisca, incluindo passeriformes, aves aquáticas, aves de rapina, estivais e aves residentes.

A atividade, para a qual se recomenda a utilização de roupa e calçado confortáveis, chapéu e protetor solar, consiste num percurso de quatro a seis quilómetros, de baixa dificuldade, para amantes da natureza, famílias e observadores de aves.

O preço, de dez euros para os adultos e cinco euros para as crianças, inclui acompanhamento por guias especializados, utilização de equipamento ótico para observação de aves e guias de aves, e seguro, devendo as inscrições ser feitas até 13 de maio nesta ligação.