O trio setubalense Passione, projeto musical de João Mendonza, Carlos Barreto Xavier e Luís Zagalo, está no Vaticano para entregar um álbum ao Papa Francisco e interpretar o tema “Ave Maria”.


Após o álbum “Passione” ter sido oferecido ao Papa, em Fátima, em 2017, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o grupo português foi convidado a deslocar-se ao Vaticano. Hoje, o trio tem oportunidade de entregar a obra, pessoalmente, a Francisco.

O grupo criado pelo tenor setubalense João Mendonza e pelo compositor Carlos Barreto Xavier, professor no Instituo Politécnico de Setúbal, com Luis Zagalo ao piano, também tem agendada, amanhã, Dia de Todos os Santos, na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma, uma atuação para interpretar o tema “Ave Maria”.

Trata-se de uma composição inédita do tema clássico, da autoria de Carlos Barreto Xavier, que apresenta uma linguagem e uma sonoridade mais contemporâneas.

O trio Passione, que se estreou em maio de 2016 no palco do Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, bebe inspiração em referências como Andrea Bocelli, Celtic Woman, Edith Piaf, Franz Schubert, Il Divo, José Carreras, Leonard Cohen, Luciano Pavarotti e Lucio Dalla.