A competição, de entrada livre e que assinala o encerramento do programa municipal de desporto Jogos do Sado, conta com provas de individuais livres – integrados em equipas de seis elementos –, pares artísticos, quartetos e esquemas de grupos, com, pelo menos, seis patinadores.

A taça, a decorrer ao longo de todo o dia, com cerimónia de encerramento prevista para as 21h00, inclui provas para atletas dos escalões de benjamins a seniores, numa organização conjunta da Câmara Municipal, do Clube Naval Setubalense e do Clube Patinagem do Sado.

Os patinadores são avaliados nos parâmetros de variação de movimentos, qualidade técnica, ocupação do ringue e, nos casos específicos dos quartetos e dos grupos, de coordenação coreográfica.

Além de atletas dos dois clubes organizadores, participam no festival patinadores do Atlético Clube Alcacerense, do Clube de Patinagem Artística da Charneca de Caparica, do Grupo Desportivo Fabril, do Hóquei Clube de Patinagem de Grândola, do Luso Futebol Clube, da Sociedade Filarmónica Recreio e União Alhosvedrense e da Escola de Patinagem Artística do Colégio Minerva.

Os 9.os Jogos do Sado, a decorrer desde janeiro, envolveram cerca de cinco mil participantes em sensivelmente 30 eventos, organizados ao longo de dez meses. O programa inclui iniciativas e competições das mais variadas modalidades, orientadas para atletas federados, mas também para escolas e a população em geral.