18° Céu limpo

Uma ferramenta inovadora de georreferenciação do património arbóreo de Setúbal é apresentada pela câmara municipal sadina a 21 de março, Dia Mundial da Árvore, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.


 

O Inventário e Georreferenciação dos Espaços Verdes e Árvores Municipais no Concelho de Setúbal, projeto da autarquia setubalense, desenvolvido pela Infoportugal – Sistemas de Informação e Conteúdos, consiste num portal público de internet no qual vai ser possível aceder à caracterização, completa, dos espaços verdes e das árvores localizadas em vias e jardins do município.

Esta nova ferramenta, implementada no âmbito da estratégia ambiental da Câmara Municipal de adaptação às alterações climáticas, permite aos munícipes identificar, por exemplo, a espécie arbórea que têm à porta de casa.

Com este trabalho de georreferenciação é possível saber o número total de árvores no concelho de Setúbal e respetiva tipologia, a quantidade de contadores para os sistemas de rega pública ou, ainda, a localização de espécies classificadas como interesse público, dados que facilitam o planeamento de futuras zonas verdes.