Em setembro, o programa começa com a exposição “Meu Pátrio Sado”, com desenho, design, fotografia, instalação e vídeo, patente a partir de 27 de setembro no Museu do Trabalho Michel Giacometti. A inauguração, às 16h00, conta com a leitura do soneto bocagiano “(…) Meu Pátrio Sado”, por Laura Gomes Pedro e Jéssica Castela, um apontamento musical, por Ivone Campos, e uma degustação. A mostra está patente até 22 de novembro.

Também em setembro, a 28, realiza-se uma visita guiada pela Arrábida, com base no circuito turístico da região dos três castelos descrito pelo poeta Sebastião da Gama. Com partida, às 09h00, e chegada, às 19h00, no Museu Sebastião da Gama, o roteiro geológico pelos castelos de Sesimbra e de Palmela e forte de Setúbal é dirigido por Paulo Sá Caetano, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

De participação gratuita, condicionada ao número de lugares do transporte disponibilizado, as inscrições para este passeio devem ser feitas nas instalações do Museu Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão.

Em outubro, no dia 25, às 15h00, realiza-se uma Tarde Intercultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti, que inclui as conferências “Requalificação de Setúbal Nascente”, pelo arquiteto Pedro Mendes, e “De Colégio São Francisco a Palácio Fryxel”, pela arquiteta Inês Gato.

A 22 de novembro, à mesma hora e também no Museu do Trabalho, realiza-se outra tarde intercultural, com a conferência “As Muralhas: um projeto de reflexão e uma oportunidade de dinamização urbana”, pelo arquiteto Pedro Marques, e a palestra “Azulejaria de Setúbal e Azeitão”, apresentada pela Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão. Decorre ainda um apontamento musical por João Fernandez.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância do conhecimento, proteção, descoberta e fruição do património.