Vereador da cultura da Câmara Municipal, Pedro Pina, com a presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, no sétimo aniversário desta associação.

O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, salientou o contributo da poesia para a liberdade, no jantar comemorativo do sétimo aniversário da Casa da Poesia de Setúbal, realizado em 10 de março.


O autarca agradeceu à Casa da Poesia, em nome do município e da cidade, pela “persistência de olhar a liberdade, de olhar a palavra e de olhar todos os momentos” por parte “de cada um dos poetas que fazem parte desta associação ou daqueles que resgatam de fora para virem até às margens do Sado”.

Depois de recordar que ainda não se vivem tempos de total normalidade, o autarca destacou o papel da literatura no “período tão difícil” que foram os dois anos de confinamento.

“Provavelmente, o tempo da escrita foi o tempo que nos continuou a libertar. E a Casa da Poesia nunca nos abandonou. Os nossos poetas, homens e mulheres setubalenses, deixaram sempre, através das mais diferentes formas, essa inscrição que nos permitiu ir resgatando a paciência para aguardar até ao momento de voltarmos a ver o sol fora das portas das nossas casas”, afirmou.

O vereador Pedro Pina considerou que 2023 é “um ano particular”, por se terem iniciado as comemorações dos 100 anos de Sebastião da Gama, o poeta da Arrábida, e concluiu com a afirmação de que a poesia une as pessoas. “Tem a capacidade de nos unir, e unir naquilo que é essencial, que é a vida.”

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, felicitou a instituição pelas iniciativas que realiza com as crianças e com a comunidade sénior, observando que a poesia deve ser “um dos pilares estruturantes” do ser humano. “Leva-nos a outros mundos, faz-nos sonhar, faz-nos criar e dá-nos uma coisa que é fundamental e que temos de garantir que não perdemos, torna-nos livres.”

Sónia Paulo destacou ainda o papel da presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira, pelos anos que dedicou à Associação Cultural Sebastião da Gama, com sede em Azeitão. “Não deixou que se perdesse um património riquíssimo e tenho a certeza de que todos os azeitonenses lhe terão sempre uma grande gratidão.”

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, agradeceu o “trabalho conjunto” feito com a Casa da Poesia e o papel da instituição a convocar “para a reflexão, para o debate, para o conhecimento da história e para atividades extraordinárias em torno da poesia e da cultura”, com capacidade para estar “próximo das pessoas, de as ajudar e de as envolver no meio cultural”.

A sua homóloga da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, deu os parabéns à Casa da Poesia “por todo o trabalho” que realiza, considerando que “a poesia está em todos os domínios” da vida humana. “Faz-nos ver a vida de outra forma e ter outra sensibilidade. E é por isso que a Casa da Poesia consegue chegar a estas instituições de forma tão solidária.”

O presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, recordou que há sete anos esta autarquia cedeu um espaço à Casa da Poesia, iniciando-se então “uma parceria que hoje é muito frutuosa”, através de uma “colaboração de perto” com projetos que têm como objetivo “haver poesia onde as pessoas estão”, nas escolas, nos lares e, proximamente, nos bairros e nas coletividades.

Rui Canas afirmou que os encontros e iniciativas realizados em colaboração com a Casa da Poesia resultaram em “momentos únicos” e desejou que o projeto continue com os mesmos “vigor” e “capacidade de se reinventar”, aprofundando o trabalho que realiza “em prol de Setúbal”.