14° Nublado
Concurso Pega Ecológica

Um concurso dirigido a docentes e alunos do Ensino Básico de Setúbal, com inscrições a decorrer até ao final de janeiro, promove ideias e projetos de sensibilização ambiental, em particular sobre a problemática das alterações climáticas.


O concurso “Pegada Ecológica”, criado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procura e premeia projetos inovadores e ilustrativos no âmbito das alterações climáticas.

A iniciativa, que conta ainda com o envolvimento do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, destina-se a envolver e a promover o empenho e a participação cidadã perante as alterações climáticas pelas quais o planeta está a atualmente a atravessar.

O concurso, focado na temática da pegada ecológica, desafia as equipas concorrentes a apresentar propostas que respondam da melhor forma a questões relacionadas, por exemplo, com o impacte para o planeta gerado pelo vestuário e alimentação de cada pessoa ou como é que ações, individuais e coletivas, podem restaurar o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.

As candidaturas estão abertas a alunos e docentes de todas as escolas do Ensino Básico do concelho de Setúbal, repartindo-se em dois escalões, para turmas do 1.º ciclo e para turmas do 2.º e 3.º ciclos.

Os projetos devem ser inscritos até 31 de janeiro, através desta ligação , para serem analisados por um júri, constituído por docentes da Escola Superior de Educação e representantes da Câmara Municipal, bem como do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.

No dia 5 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, será anunciado o melhor projeto de cada um dos dois escalões considerados no concurso, .

Os primeiros classificados em cada escalão recebem um prémio de 100 euros em cartão Fnac.

Mais informações através do endereço de correio eletrónico concursopegadaecologica@ese.ips.pt.

O concurso conta com financiamento europeu no âmbito do programa PO SEUR, através do Portugal 2020.