Parcialmente nublado
Concurso Pegada Ecológica

O concurso “Pegada Ecológica”, dirigido a docentes e alunos do ensino básico de Setúbal, de promoção de ideias e projetos de sensibilização ambiental, em particular sobre a problemática das alterações climáticas, tem inscrições a decorrer até 29 de fevereiro.


O concurso, criado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procura e premeia projetos inovadores e ilustrativos no âmbito das alterações climáticas.

A iniciativa, que conta ainda com o envolvimento da Câmara Municipal de Setúbal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, destina-se a envolver e a promover o empenho e a participação cidadã perante as alterações climáticas.

O concurso, focado na temática da pegada ecológica, desafia as equipas concorrentes a apresentar propostas que respondam da melhor forma a questões relacionadas, por exemplo com o impacte para o planeta gerado pelo vestuário e a alimentação de cada pessoa ou como é que ações individuais e coletivas podem restaurar o equilíbrio dos ecossistemas que sustentam a vida na Terra.

As candidaturas estão abertas a alunos e docentes de todas as escolas do ensino básico do concelho de Setúbal, repartindo-se em dois escalões, para turmas do 1.º ciclo e para turmas dos 2.º e 3.º ciclos.

Os projetos devem ser inscritos até 29 de fevereiro, através desta página, para serem analisados por um júri, constituído por docentes da Escola Superior de Educação e representantes da Câmara Municipal, incluindo do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.

No dia 5 de junho, nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, será anunciado o melhor projeto de cada um dos dois escalões considerados.

Os primeiros classificados em cada escalão recebem um prémio de 100 euros em cartão Fnac.

Mais informações através do endereço de correio eletrónico concursopegadaecologica@ese.ips.pt.

O concurso conta com financiamento europeu no âmbito do programa PO SEUR, através do Portugal 2020.