Livro "Respirar d'baixo d'água", sobre o Peixe de Setúbal no Mercado do Livramento, representa Portugal na Bienal Ibero-americana de Design.

O livro-catálogo “Respirar d’baixo d’água”, sobre os peixes do Mercado do Livramento, uma edição da Câmara Municipal de Setúbal, vai representar Portugal na edição de 2022 da Bienal Ibero-americana de Design, que se realiza em novembro em Madrid, Espanha.


Esta publicação, da autoria do designer gráfico Jorge dos Reis, resulta da exposição “Respirar d’baixo d’água | Peixe de Setúbal | Mercado do Livramento”, que esteve patente ao público em julho de 2021 na Casa da Cultura, na sequência de um projeto artístico em torno do Mercado do Livramento e das espécies de peixes mais relevantes de Setúbal.

Trata-se de um livro-catálogo em que Jorge dois Reis, professor auxiliar da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e professor visitante em diversas universidades europeias e brasileiras, mostra os 15 cartazes que compuseram a exposição, bem como todo o processo da criação gráfica, através dos esquissos de descoberta projetual.

Besugo, salongo, carapau, choco, peixe-espada, dourada, charroco, cavala, corvina, ostra, linguado, robalo, raia, sardinha e sargo são os peixes e moluscos representados no livro.

A Bienal Ibero-americana de Design, que em novembro tem a sua oitava edição, realiza-se nos anos pares, organizada pela Madrid Design Foundation, e em 2022 reúne cerca de 400 trabalhos de designers das várias áreas do design de um total de 23 países – de Portugal, Espanha e América Latina.