Um dos principais objetivos do projeto é dar primazia à circulação pedonal naquele que é um dos mais característicos bairros do Centro Histórico de Setúbal, finalidade que implica, com a realização de vastas obras de requalificação urbana, nomeadamente arruamentos, a reorganização do tráfego rodoviário e a reordenação do estacionamento automóvel.

No encontro realizado no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, o vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, adiantou que as intervenções devem ficar concluídas “dentro de três a quatro meses”.

O autarca explicou que, para a conclusão total do projeto, focado numa área superior a dez mil metros quadrados, faltam as intervenções na Rua Fran Paxeco e na Praça Teófilo Braga, assim como a instalação de nova iluminação pública e de contadores de água.

Após a conclusão dos trabalhos, o estacionamento de viaturas será interdito dentro do Bairro de Troino e a circulação automóvel apenas se procederá, sem restrições, na Rua Frei Agostinho da Cruz, num troço da Rua João Eloy do Amaral, na Praça Teófilo Braga e no Largo do Carmo, zonas onde é facilitado o parqueamento.

Todas as travessas do bairro estarão apenas abertas à circulação pedonal e nas ruas Fran Paxeco, António Maria Eusébio, 26 de Setembro e 19 de Abril, bem como na maior parte da Rua João Eloy do Amaral, o acesso rodoviário resume-se à circulação de viaturas de moradores, sem permissão para estacionamento.

Um cartão de residente, destinado aos munícipes que comprovem morar no Bairro de Troino, isenta os portadores da respetiva acreditação do pagamento de parqueamento nas zonas de estacionamento localizadas na periferia do bairro.

Na reunião pública realizada dia 5 à noite participaram a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, assim como a maioria dos vereadores com pelouros atribuídos e técnicos municipais para eventuais esclarecimentos adicionais a prestar ao público presente.

Do encontro, o vereador Carlos Rabaçal destacou igualmente o envolvimento da população com as intervenções que têm sido conduzidas em Troino. “Nota-se que as pessoas têm uma grande proximidade com os trabalhadores das obras, o que ajuda a que compreendam com mais facilidade a importância do que está a ser implementado naquela zona da cidade”, sublinhou.

O autarca constata, igualmente, que “já há muito mais gente a usufruir das ruas e das esplanadas, isto, claro nas áreas em que as obras já estão concluídas. Também estão a ser recorrentes os casos dos moradores que, graças às intervenções, estão a promover a requalificação das fachadas de edifícios localizados no bairro”.

De resto, o vereador da autarquia sadina sublinha que a proximidade de Troino da principal via da cidade, a Avenida Luísa Todi, juntamente com os avanços verificados nas intervenções executadas no âmbito do projeto, está igualmente a potenciar o desenvolvimento da atividade comercial naquela zona de Setúbal.

O projeto “Requalificação e Revitalização Urbana do Bairro de Troino Nascente”, um investimento de perto de um milhão de euros, está incluído no programa RESET – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal.

As obras são comparticipadas por fundos comunitários, com uma taxa de 65 por cento, canalizados através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo o QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.