Sobre a Cegueira - ensaio visual - Vítor Joaquim - Terças com Saramago - Comemorações do Centenário de José Saramago

As preocupações existenciais sobre a condição humana mais marcantes na obra de José Saramago foram abordadas no ensaio audiovisual “Sobre a Cegueira”, que se estreou na noite de 6 de setembro no Fórum Municipal Luísa Todi.


A performance, criada pelo músico Vítor Joaquim, no âmbito do ciclo “Terças com Saramago, integrado nas comemorações do Centenário de José Saramago organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como ponto de partida o romance “Ensaio Sobre a Cegueira”, publicado pelo escritor português em 1995.

Durante 45 minutos, parte do trabalho do Prémio Nobel da Literatura é explorado, de forma alternada, pela voz do próprio escritor a partir de excertos de entrevistas e pelas palavras ditas por Raquel Castro e João Silva, o qual também toca trompete.

Vítor Joaquim, que também é responsável pela eletrónica, pela eletroacústica e pelos visuais, dirige a performance que aborda a condição humana e a constante incapacidade para resolver os problemas da humanidade através de temas como a consciência, a irracionalidade, a incompreensão e a desigualdade.

Nestas sessões do ciclo “Terças com Saramago, os espetadores assistem aos eventos a partir do próprio palco do Fórum Luísa Todi.

Nascido em 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, e falecido em 18 de junho de 2010, em Espanha, José Saramago é este ano homenageado a nível nacional por ocasião do centenário do seu nascimento, sendo as comemorações em Setúbal resultado de uma parceria entre a Fundação Saramago e a Câmara Municipal.

Em Setúbal, o programa das comemorações inclui exposições, cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago, quer enquanto escritor, quer como cidadão com uma marca vincada na sociedade.

Uma das iniciativas é o ciclo Terças com Saramago que leva ao palco criações de novos artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal, refletindo a vida e obra do homenageado através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes.

A última performance deste ciclo está agendada para 13 de dezembro, às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com bilhetes a 5 euros.