Pela Nossa Pele

Uma performance inédita de arte e dança pelas bailarinas Yael Karavan e Rita Vilhena é exibida nos dias 25, 26 e 27, no Auditório José Afonso, num evento cultural que inclui dois workshops interativos com a população.


“Pela Nossa Pele” é um vídeo arte-dança, com a duração de 30 minutos, de alerta para a necessidade de preservação do planeta e da natureza.

“A pandemia fez-nos pensar na necessidade, enquanto sociedade global, de olharmos para a nossa relação com o planeta Terra. A ciência diz-nos que, se não tomarmos medidas ativas para alterar a nossa relação com o planeta, haverá inundações, crises de refugiados, incêndios e pandemia”, refere a produtora Partilha Extravagante.

A peça artística, filmada na paisagem selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pera, é exibida no Auditório José Afonso nos dias 25, 26 e 27, sempre a partir das 22h00, com o apoio do município.

A película, uma combinação de arte com dança, explora, igualmente, a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural, numa interpretação de Yael Karavan, Rita Vilhena, Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark.

A realização e montagem é de Francisca Manuel, os figurinos de Carlota Lagido, a composição sonora de Diogo Melo e a produção executiva e comunicação de Joana Cordeiro.

Vítor Alves Brotas, da produtora Agência 25, que partilha a produção do filme com a associação Partícula Extravagante, é responsável pela gestão administrativa e financeira.

No âmbito da performance “Pele Nossa Pele”, as bailarinas Yael Karavan e Rita Vilhena interagem com a comunidade de Setúbal em duas oficinas, dirigidas a pessoas de todas as idades, com a intenção de sensibilizar e motivar o pensamento crítico em relação a temáticas ligadas à relação dos humanos com o ambiente e a natureza.

As ações realizam-se nos dias 25, entre as 19h30 e as 21h00, e 26, entre as 15h00 e as 19h00.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição pelo endereço de correio eletrónico particulaextravagante@gmail.com.