A adesão de Setúbal à RPCI, ação que pretende contribuir para a construção de uma sociedade mais coesa e consciente da diversidade cultural, foi aprovada em reunião pública da Câmara Municipal de Setúbal do dia 22 de maio.

No âmbito desta adesão, um grupo de peritos do órgão internacional, a Rede das Cidades Interculturais, visita o Município enquanto membro da RPCI para avaliação das medidas em vigor implementadas pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da convivência intercultural. A comitiva é composta por Eladio Fernández Galiano, responsável do Conselho da Europa, Daniel de Torres, coordenador da Rede Espanhola de Cidades Interculturais, e Francisco Empis, coordenador da RPCI.

O programa da visita é iniciado com uma mensagem de boas-vindas do vice-presidente da Câmara Municipal, André Martins, no dia 17, pelas 09h30, seguindo-se as intervenções dos membros do grupo de peritos internacionais.

Alocuções do diretor camarário do Departamento de Cultura, Educação, Desporto e Inclusão Social, Luís Liberato, da chefe da Divisão de Inclusão Social, Conceição Loureiro, e da coordenadora do Gabinete do Imigrante e das Minorias Étnicas, Catarina Ferreira, bem como as de representantes de entidades parceiras da Autarquia complementam o primeiro dia.

No dia 18, às 09h30, no Centro Multicultural, são promovidos encontros com o movimento associativo local de imigrantes, e à tarde, a partir das 14h30, com instituições ligadas ao apoio comunitário e à intervenção social.

Visitas ao Moinho de Maré da Mourisca, aos bairros da Bela Vista e ao Parque Urbano de Albarquel, bem como uma sessão final aberta aos órgãos de comunicação social encerram a visita.

A Câmara Municipal enviou ao Conselho da Europa, para assinatura, a carta compromisso que formaliza a adesão de Setúbal à Rede das Cidades Interculturais. O Conselho das Europa é o órgão que promove este projeto, dinamizado desde 2008 e atualmente com 21 cidades que adotaram políticas interculturais a favor de uma correta integração dos imigrantes e do respeito pela diversidade.