A cerimónia de inauguração da mostra “Lauro Corado. Pintura” contou com a presença do vereador Ricardo Oliveira, da Câmara Municipal de Setúbal, e do cineasta e crítico de cinema Lauro António, filho do pintor.

Uma parte das obras patentes é propriedade da Câmara Municipal de Aveiro, sendo que algumas foram adquiridas à família do pintor e outras cedidas a título gratuito e definitivo para figurarem no Museu da Cidade de Aveiro, e outra parte provém do espólio da família.

A exposição fica patente até 26 de janeiro no âmbito da celebração dos 110 anos de nascimento de Lauro Corado, que se assinalam a 10 de janeiro.

Lauro Corado, nascido em Aveiro em 1908 e falecido em Lisboa em 1977, foi um pintor tardonaturalista que se dedicou aos géneros retrato, autorretrato, natureza morta e paisagem.

Licenciado na Escola Superior de Belas-Artes do Porto com as mais altas classificações, foi, em 1929, distinguido com o Prémio José da Costa Meireles Rodrigues Júnior e, nos anos seguintes, arrecadou todos os prémios atribuídos pelo estabelecimento de ensino.

Entre muitas outras distinções, conquistou as 1.ª e 2.ª medalhas da Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, a Medalha de Ouro da Câmara Municipal de Lisboa, o Prémio José Malhoa e o primeiro prémio da 1.ª Exposição Antoniana do Estoril.

Está representado em vários museus e em coleções particulares, nacionais e estrangeiras, nomeadamente em Espanha, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América e Alemanha.

A exposição “Lauro Corado. Pintura”, de entrada gratuita, pode ser visitada na Galeria Municipal do 11 de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.