30° Muito nublado
Completo Municipal de Piscinas das Manteigadas

O Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas reabriu ao público no dia 19 de junho para o início da época balnear com condições de segurança e regras especiais de funcionamento e utilização adequadas ao quadro sanitário da pandemia de Covid-19.


Com o objetivo de contribuir para a limitação da propagação da doença, os utilizadores devem respeitar um conjunto de normas e de sinalização afixada em vários pontos das Piscinas das Manteigadas, no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde.

Deste modo, a aquisição das entradas deve ser realizada apenas por uma pessoa, enquanto as restantes aguardam no exterior.

De salientar que os bilhetes têm o custo de 3,55 euros para um adulto e de 2,70 euros para os menores de idade e os maiores de 65 anos. As crianças até aos 6 anos têm entrada gratuita, devendo estar acompanhadas por maiores de idade, num máximo até duas crianças por adulto. Por cada criança a mais é cobrado bilhete no valor de 1,85 euros.

No momento da aquisição das entradas devem ser facultados o nome e o contacto telefónico, para efeitos de eventual vigilância epidemiológica, de acordo com as orientações definidas pelas autoridades sanitárias.

Com uma lotação máxima instantânea de 420 utentes de forma a salvaguardar as distâncias de segurança, as Piscinas das Manteigadas não podem ser utilizadas nesta época balnear por grupos institucionais provenientes de colégios, infantários e ATL’s.

Os utilizadores das Piscinas das Manteigadas devem respeitar as normas de circulação devidamente sinalizadas no equipamento e a distância entre pessoas de, pelo menos, dois metros.

É obrigatório o uso de chinelos e máscara na circulação interior do complexo de piscinas e no acesso ao bar. No caso dos chinelos, a utilização é ainda obrigatória na circulação exterior. Nas piscinas é recomendado o uso de óculos de natação.

A utilização dos balneários está interdita e é obrigatória a passagem pelo chuveiro no acesso às piscinas.

Para garantir o distanciamento físico, os chapéus de sol, cada um com o máximo de cinco pessoas, devem estar afastados pelo menos três metros, a contar do limite exterior.

Durante a atual época balnear não há aluguer de chapéus de sol, nem de espreguiçadeiras ou cadeiras. Os utentes podem levar os próprios chapéus e no local são disponibilizadas bases para a sua afixação.

Não é permitida, igualmente, a utilização, dentro de água, de equipamentos lúdicos ou de uso coletivo, como boias e colchões, que possam dificultar a fruição dos espaços por outros utentes em cumprimento das regras de distanciamento físico de segurança.

A utilização dos sanitários só pode ser feita por uma pessoa de cada vez, devendo ser assegurada a higienização obrigatória das mãos com a solução alcoólica disponibilizada à entrada e à saída.

Para ajudar os utentes na tomada de decisão antes de se dirigirem às piscinas, a informação atualizada sobre o estado de ocupação será disponibilizada, de duas em duas horas, na página de facebook “Setúbal Inspira Desporto”.

No próprio equipamento a informação é apresentada com a colocação de uma bandeira cuja cor varia consoante o estado de ocupação, sendo que o verde indica ocupação baixa até 140 pessoas, o amarelo significa ocupação elevada, que corresponde a uma utilização entre 140 a 280 pessoas, e o vermelho indica ocupação plena.

O Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas, a funcionar este ano entre 19 de junho e 20 de setembro, está aberto de terça-feira a domingo, entre as 09h00 e as 19h00.

O serviço de transporte público é assegurado pela transportadora TST através da carreira 608, com autocarros disponíveis a cada trinta minutos.