A Câmara Municipal apresentou, no dia 14, as linhas gerais do Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela no Concelho de Setúbal, para o período 2018-2028, que pretende recolocar a vela como uma das modalidades desportivas mais praticadas localmente.


A iniciativa, realizada na Casa da Baía, constituiu a primeira reunião técnica com agentes do setor de divulgação do plano, no qual a autarquia desempenha um papel catalisador de vontades que junta os protagonistas com vocação e competência para atingir o objetivo de crescimento da vela.

Este plano, com aplicação prática já em 2019, entra agora numa fase de conclusão metodológica, a partir das sugestões feitas pelas delegações presentes.

Seguem-se fases de captação do envolvimento de parceiros públicos e privados de apoio a este projeto de desenvolvimento desportivo e de apresentação e dinamização públicas.

A reunião realizada no dia 14, dirigida pelo vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, que coordenou os trabalhos, contou com a participação de dirigentes de entidades com responsabilidade, a nível local e nacional, na prática e desenvolvimento da vela.

Os presidentes da Federação Portuguesa de Vela, António Roquette, do Clube Naval Setubalense, Hugo O’Neill, e do Clube de Vela do Sado, António Santos, e os coordenadores do Gabinete Coordenador Nacional de Desporto Escolar, Rui Carvalho, e do Centro de Formação Desportiva Náutica de Setúbal, Nuno Lemos, participaram na reunião.

Esteve também presente o comandante e velejador João Cabeçadas, uma das figuras mais prestigiadas da vela nacional e internacional, que aceitou o convite do município para ser patrono deste projeto.

Com o Plano Municipal de Desenvolvimento da Vela no Concelho de Setúbal, a autarquia pretende aproveitar as condições naturais de excelência de que a cidade dispõe para a prática da modalidade nas vertentes de lazer, formação e competição.

As atividades náuticas e de desporto na natureza assumem-se hoje como dois dos pilares mais importantes da Estratégia Municipal para o Desporto, ao potenciarem as condições do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.

De salientar que mais de três mil crianças e jovens do concelho têm anualmente, em Setúbal, a primeira experiência na vela, através da oferta formativa do Desporto Escolar e do respetivo Centro de Formação Desportiva.

A Câmara Municipal de Setúbal pretende criar as condições para que os clubes, com o reforço das suas condições e meios, criem e desenvolvam uma oferta estruturada de escolas de vela que se traduza num aumento gradual dos níveis de aprendizagem e aperfeiçoamento da modalidade, a jovens e a adultos.