O Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal, desenvolvido para a autarquia pela TIS.PT – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, é, essencialmente, um instrumento que estabelece uma estratégia global e um modelo de mobilidade sustentável para o município.

A aposta na melhoria da qualidade de vida para residentes, trabalhadores e visitantes, o contributo para uma economia mais eficiente e sustentável e o fomento de uma repartição modal favorável aos modos de transporte mais eficientes e sustentáveis são metas definidas no âmbito do plano.

O instrumento, que pretende ser a nova estratégia para o município, com um caráter operacional e interventivo, em matéria de organização das acessibilidades e gestão da mobilidade para o concelho, é implementado através de um conjunto de ações e medidas já definidas.

A promoção das deslocações em modos suaves para reforçar o papel no sistema de deslocações urbanas, o fomento de serviços de transportes públicos de qualidade e que assegurem a intermodalidade do sistema e a qualificação do espaço rodoviário são objetivos no horizonte do plano.

O desenvolvimento de políticas de estacionamento diferenciadas a par da minimização de impactes associados ao tráfego de pesados e organização de cargas e descargas nos centros históricos são outras metas definidas no Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal.

O instrumento aponta ainda a uma articulação entre o sistema de transportes e o uso dos solos e promove a adoção de medidas inovadoras de gestão da mobilidade, assim como a dinamização de ações de sensibilização e informação sobre opções modais eficientes, e indica uma estratégia de gestão de mobilidade de acesso às praias.