15° Parcialmente nublado
Plataforma Municipal Integração Migrantes - reunião 17 de abril

A Plataforma de Acompanhamento e Monitorização do Setúbal, Território Intercultural – Plano Municipal para a Integração de Migrantes fez, no dia 17, o ponto de situação das ações e medidas executadas, em curso e em preparação.


A reunião, coordenada pelo vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, contou com a presença de duas dezenas de representantes das 13 entidades que compõem a plataforma de acompanhamento do PMIM – Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2018-2020, documento que define a estratégia de atuação da autarquia nesta área com diversas parcerias.

O PMIM resulta da aprovação, no âmbito do FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, do projeto “Setúbal, Território Intercultural”, que contempla uma fase de conceção, já realizada, entre 2 de novembro de 2017 e 30 de abril de 2018, e outra de implementação, em curso, até 31 de agosto de 2020.

No encontro de dia 17, foram apresentadas as ações a efetuar nos próximos meses, com destaque para o Maio – Diálogo Intercultural, com um conjunto de atividade de promoção do diálogo e do convívio interculturais, e do Seminário Setúbal, Território Intercultural, a decorrer no dia 6 de junho, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

São ainda de salientar a realização de sessões de formação sobre Acompanhamento Personalizado para o Emprego, numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, em maio.

A reunião de dia 17, realizada na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, serviu, igualmente, para validar a rede de interlocutores de cada entidade incumbidos de acompanhar a implementação das diversas ações do PMIM.