A iniciativa, realizada ao final da tarde, foi uma das 19 atividades que a maratona de 15 horas, organizada pela Câmara Municipal e pela Casa da Poesia de Setúbal, promoveu ao longo do dia, em todo o concelho, para celebrar junto da população o Dia Mundial da Poesia.

O bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho, o vereador da Câmara Municipal com o pelouro da Cultura, Pedro Pina, presidentes e representantes de juntas de freguesia do concelho, poetas e entusiastas da poesia juntaram-se ontem, ao final da tarde, no átrio dos Paços do Concelho para a declamação de textos de diversos autores.

D. José Ornelas Carvalho partilhou algumas estrofes de obras criadas por autores que, em determinado período da vida, passaram pela Arrábida ou chegaram mesmo a viver no local.

A serra inspirou igualmente o vereador Pedro Pina, que declamou um poema de Sebastião da Gama, poeta azeitonense que dedicou boa parte da obra literária à Arrábida.

O diretor do Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus, José Luís Catalão, anfitrião da iniciativa, sublinhou que o momento foi “essencialmente simbólico, levando, assim, a poesia também a locais marcados por um cunho mais institucional, como é o caso dos Paços do Concelho”.

Os presidentes das juntas de freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, José Belchior, e do Sado, Manuel Véstias, assim como a representante da Junta de Freguesia de S. Sebastião Ana Ferreira, a poetisa Alexandrina Pereira e outros amantes da poesia partilharam outros textos com as pessoas que iam passando e ficando na entrada dos Paços do Concelho.

A seguir à sessão de declamação atuou o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.

A VIII Maratona da Poesia de Setúbal, dedicada ao tema “Poetas do meu país”, incluiu atividades orientadas para toda a população do concelho, tanto para os mais novos, como para os mais velhos.

Apresentações de livros, pequenas encenações, uma palestra sobre Miguel Torga a cargo do professor universitário José Cymbron, atuações musicais e sessões de declamação de poesia em diferentes pontos de Setúbal preencheram, de manhã à noite, a maratona sadina que comemorou o Dia Mundial da Poesia.