Numa declaração lida no dia 20 em reunião pública da Autarquia, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, apesar de valorizar o papel das forças de segurança no concelho, em termos gerais, entende que os acontecimentos do último fim de semana na Bela Vista “demonstram que é necessário conceder aos agentes da autoridade mais e melhores condições de trabalho, mas, acima de tudo, mais e melhores competências e capacidades para se relacionarem com as populações do bairro que evitem a repetição de situações trágicas como a de sábado passado”.

A autarca reclama um “reforço do contingente policial em permanência em todo o concelho que seja adequado às necessidades de segurança da população de Setúbal”, sem, no entanto, aumentar o número de polícias ao serviço da esquadra da Bela Vista da PSP.

“O que pretendemos não é um reforço temporário do contingente policial, nem apenas pontuais ações repressivas musculadas, mas sim uma ação permanente de policiamento de proximidade nos bairros sociais – ação que não significa ter mais polícias no bairro. O que pretendemos é um reforço do envolvimento dos agentes de segurança já existentes nas ações que desenvolvemos nestes territórios com os moradores”, refere a declaração sobre os incidentes registados sábado à noite na Bela Vista após a morte de um jovem na zona das Manteigadas no contexto de uma intervenção policial.

Estas pretensões, apresentadas pela autarca ao Governo, em reunião realizada com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, em Lisboa, na passada segunda-feira, visam “uma melhoria do policiamento de proximidade na Bela Vista”, através de “uma mudança na forma de estar dos agentes e da forma de policiar”.

A Autarquia considera o policiamento de proximidade como a opção mais correta para assegurar eficácia no relacionamento das forças da autoridade com as populações e dissuadir comportamentos delituosos.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril