Ponto de Transição ajuda na Avenida Luísa Todi a combater a pobreza energética

O Ponto de Transição, projeto-piloto de combate à pobreza energética, assinala a 23 de setembro o último dia no concelho de Setúbal, onde proporcionou aconselhamento sobre formas de rentabilizar os consumos a mais de duas centenas e meia de pessoas. 


Inaugurado a 17 de fevereiro, junto do Mercado 2 de Abril, o contentor do Ponto de Transição passou em junho para a placa central da Avenida Luísa Todi, onde se mantém até hoje disponível para os munícipes que procuram conselhos sobre formas de aumentar a eficiência energética da sua habitação.

Durante os últimos sete meses, 268 pessoas recorreram aos serviços disponibilizados no Ponto de Transição de Setúbal, projeto desenvolvido pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com a Câmara Municipal e em parceria com a ENA – Agência e Ambiente da Arrábida, o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa e a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente.

Neste período foram, igualmente, realizadas 54 visitas a domicílios para avaliações energéticas efetuadas por nove agentes de transição os quais receberam formação em conceitos básicos sobre energia, contabilidade energética, tipos de equipamentos consumidores de energia nas residências e boas práticas na utilização de energia.

Durante o dia 23 de setembro ainda é possível recorrer aos serviços do Ponto de Transição na Avenida Luísa Todi, até às 18h00.

Setúbal foi a primeira cidade a receber o projeto, que nas próximas semanas transita para uma nova localização no distrito de Setúbal a anunciar em breve e que contempla três frentes de ações, destinadas a dotar a população de informação e ferramentas adequadas que permitam contribuir para que o país proceda a uma transição energética mais justa e eficiente e se alcance um maior conforto térmico nas habitações.

O objetivo é dar uma resposta inovadora e de proximidade no combate à pobreza energética, promovendo o envolvimento de todos os cidadãos no caminho para a descarbonização.

Além de conselhos e esclarecimentos sobre formas de melhorar, por exemplo, o conforto térmico e aumentar a eficiências energética das habitações, o Ponto de Transição ajuda também as famílias a definirem estratégias para a redução das despesas com eletricidade e gás, apontando financiamentos possíveis e auxiliando na submissão das respetivas candidaturas.

O projeto facilita, também, avaliações energéticas gratuitas das habitações de maneira que possam ser identificadas oportunidades de melhoria.