Novo equipamento Ponto Navegante, instalado provisoriamente no Alegro Setúbal, facilita emissão e carregamento de passes Navegante

A emissão de passes de transportes públicos Navegante é mais rápida e simples com um novo equipamento, que também permite o carregamento de cartões, instalado no piso -1 do Centro Comercial Alegro.


O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, estreou no dia 29 de novembro o Ponto Navegante, equipamento desenvolvido pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa que facilita o acesso aos transportes públicos ao possibilitar, de forma simples, a emissão do cartão em modo self-service, sem necessidade de preenchimento de formulários e outra burocracia associada.

O autarca emitiu um passe em cerca de um minuto, num procedimento simples e que exige apenas que o utente esteja munido dos cartões de cidadão e multibanco.

“A máquina fornece todas as informações sobre os passos a seguir. Basta inserir o Cartão de Cidadão e partir daí recebemos todas as indicações do que é necessário fazer. É um procedimento simples e rápido”, sublinhou o presidente do município de Setúbal, após a inauguração do equipamento, que fica provisoriamente instalado no piso -1 do Centro Comercial Alegro.

O Ponto Navegante, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, será depois transferido definitivamente para o Interface de Transportes de Setúbal, na Praça do Brasil, quando esta infraestrutura, em fase final de conclusão, se encontrar operacional.

“Agradecemos ao Alegro Setúbal o acolhimento provisório do Ponto Navegante. Mas a sua localização definitiva será o Interface de Transportes, pois os utentes desta nova infraestrutura são, naturalmente, as pessoas mais interessadas no usufruto desta máquina”, afirmou André Martins.

O presidente do Conselho de Administração da TML, Faustino Gomes, acentuou que o novo equipamento “responde à principal preocupação de servir o melhor possível os passageiros”, uma vez que permite a melhoria da interação e da facilidade de utilização do sistema.

“Este é um passo, tal como outros que vão ser dados, no sentido da simplificação do sistema. Neste momento, com um minuto e o Cartão de Cidadão, conseguimos emitir um passe, algo que chegava a demorar várias semanas.”

Para emitir um cartão Navegante, o utilizador tem apenas de seguir os passos indicados e de imediato é impresso o passe, que pode ser carregado de seguida na mesma máquina.

No Ponto Navegante podem ser emitidos cartões nos perfis normal, criança e terceira idade, uma vez que as restantes modalidades com descontos associados obrigam à apresentação de documentação própria que deve ser entregue junto dos operadores.

A máquina permite, igualmente, o carregamento dos passes Navegante, do cartão de uso ocasional e do cartão VIVA Viagem.

Numa primeira fase, foi instalado um Ponto Navegante em cada um dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa.

“Com a monitorização do serviço, vamos perceber o tipo de utilização que tem e qual a melhor localização. Provavelmente, teremos a necessidade de ampliar a rede, mas para já cada município tem um equipamento destes”, indicou Faustino Gomes.

Mais informações sobre o novo sistema em www.navegante.pt.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril