Site municipal destaca-se em conteúdos e atualização

O portal da Câmara Municipal de Setúbal, www.mun-setubal.pt, foi reconhecido como um dos dez melhores no país no que respeita ao tipo e atualização de conteúdos no âmbito do IPIC – Índice da Presença na Internet das Câmara Municipais.


O portal da autarquia integra a lista de websites com melhores prestações no critério de avaliação referente a “Conteúdos: Tipo e Atualização”, tendo sido reconhecido com um diploma pelo IPIC, índice definido pela Universidade do Minho, a Agência de Modernização Administrativa (AMA) e a Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Eletrónica.

O “Critério 1 – Conteúdos: Tipo e Atualização” avalia a informação prestada sobre a autarquia, nomeadamente divulgação da missão, constituição da câmara, organograma, horários de funcionamento, contactos municipais, entre outros.

Constituem também parâmetros de avaliação neste critério a disponibilização de dados relativos ao município, como história, geografia ou demografia, informação da gestão da autarquia, tais como planos e relatórios de atividades, orçamento ou taxas municipais, além de dados sobre os serviços municipais, que incluem a indicação dos respetivos responsáveis, horários e locais de funcionamento.

O critério em que o portal de Setúbal se destacou contempla, ainda, a análise da informação publicada sobre instrumentos de gestão territorial, como o PDM, a divulgação das datas das reuniões públicas, além de outras informações relacionadas com avisos, legislação em vigor ou política de privacidade.

O adjunto da presidência Ricardo Oliveira recebeu o diploma atribuído ao portal da Câmara Municipal de Setúbal, numa cerimónia realizada no dia 20, na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga.

O IPIC estabelece, igualmente, um ranking global de portais municipais portugueses, assim como outros três critérios de avaliação sectorial, nomeadamente “Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização”, “Serviços Online” e “Participação”.

O índice foi criado em 1999 pelo GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação, ligado à Escola de Engenharia da Universidade do Minho, para avaliar periodicamente a qualidade da presença online dos municípios portugueses.