Praia de Galapos

As condições de higiene das praias da Arrábida são melhoradas esta época balnear com um reforço do sistema de recolha de resíduos sólidos e de novos equipamentos de limpeza do areal, num investimento da Câmara Municipal de Setúbal.


A colocação de 32 novos contentores de recolha de resíduos e de novas papeleiras nos parques de estacionamento das praias do Parque Natural da Arrábida, a partir desta semana, são ações a executar neste âmbito, possibilitando o melhoramento das condições de higiene naquela zona com grande afluência durante a época balnear.

A par do reforço do número de contentores convencionais de superfície, está englobado nesta operação o serviço diário de recolha de resíduos e a colocação de novos ecopontos para a deposição diferenciada de plástico e metal e de papel e cartão nas praias da Saúde, da Figueirinha e do Creiro e no Parque Urbano de Albarquel.

Esta ação de melhoria da higiene e limpeza no Parque Natural da Arrábida, que materializa um investimento camarário da ordem dos 66 mil euros, engloba também a colocação de vidrões na Praia de Albarquel, no Parque de Merendas da Comenda e na zona do Portinho da Arrábida.

No âmbito da preparação da época balnear, com início a 15 de junho, a Câmara Municipal de Setúbal realiza ainda ações de limpeza dos areais das praias, assegurando, igualmente, a manutenção destes locais, todos os dias durante o verão, com recurso a uma máquina de limpeza.

O equipamento, atrelado a um trator, efetua, desde 2013, a limpeza através de um sistema de crivagem que recolhe os detritos. O serviço é realizado diariamente, entre 1 de junho e 30 de setembro, nas praias da Saúde, de Albarquel, da Figueirinha e do Creiro.

Já a limpeza da Praia de Galapos é assegurada pelo concessionário com recurso a uma máquina cedida pela autarquia.

Uma outra máquina, adquirida este ano pelo município, permite proceder à limpeza dos espaços localizados entre as áreas concessionadas.