Sebastião da Gama | 95.º aniversário

Mais de meio milhar de pessoas de vários países submeteram obras literárias a concurso no XVII Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, naquela que é, a grande distância, a edição mais participada de sempre.


O concurso, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia de Azeitão em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama, destina-se a acrescentar mais reconhecimento internacional à obra de Sebastião da Gama, atribuindo de um prémio a um autor português ou estrangeiro com mais de 18 anos.

Durante o prazo de apresentação de candidaturas, que terminou a 30 de setembro, foram submetidas 559 obras poéticas originais, inéditas, redigidas em língua portuguesa e assinadas com pseudónimo.

A maioria dos textos apresentados é proveniente de Portugal, Brasil e Moçambique.

As 559 candidaturas submetidas vão ser analisadas por um júri, que pode selecionar uma obra vencedora, à qual é atribuído um prémio com o valor pecuniário de 1500 euros e a publicação de 50 exemplares da obra, e sugerir até duas menções honrosas.

O vencedor da 17.ª edição do Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama é divulgado nos meios de comunicação institucional da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de Azeitão a 7 de fevereiro de 2024.

Já a cerimónia de entrega do prémio e a apresentação da obra vencedora está marcada para 10 de abril, dia em que se comemora o centenário do nascimento de Sebastião da Gama.

Com esta iniciativa, de periodicidade bianual, o município pretende promover a criatividade na área da literatura, principalmente a poesia, e divulgar a obra do poeta e pedagogo natural de Azeitão, concelho de Setúbal.