Médico Henrique Jones recebeu Prémio Carreira na sétima Gala do Desporto de Setúbal, entregue pelo presidente da Câmara, André Martins, e pelo vereador Pedro Pina.

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, anunciou em 28 de janeiro, na Gala do Desporto de Setúbal, que o investimento a realizar no setor do desporto em 2023 inclui 1,5 milhões de euros para requalificação de equipamentos.


Pavilhão Desportivo Municipal do Viso, Campo Municipal de Futebol Júlio Tavares, nas Praias do Sado, e Campo Municipal das Pedreiras do Viso, nestes casos com a colocação de relvados sintéticos, são intervenções programadas para este ano, anunciou o autarca na cerimónia que distinguiu o médico Henrique Jones recebeu o Prémio Carreira.

André Martins destacou o investimento da autarquia, nomeadamente em parceria com o movimento associativo, na criação de condições para a prática desportiva e para o crescimento das modalidades, política que resulta na obtenção de bons resultados desportivos, “com prestações ímpares aquém e além-fronteiras”.

Recordou que, com base no Plano de Desenvolvimento Desportivo, a Câmara Municipal “tem sido um parceiro essencial na ajuda à promoção do desporto junto de várias faixas etárias e nas mais variadas modalidades” e adiantou que a criação do Regulamento Municipal de Apoio à Alta Competição e à Excelência Desportiva vai permitir reforçar em 2023 “as condições de apoio ao desporto de competição no concelho de Setúbal”.

A Gala do Desporto de Setúbal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, atribuiu ao médico Henrique Jones o Prémio Carreira, o que, salientou André Martins, “presta homenagem a alguém que dedicou, com sucesso, a sua vida ao desporto setubalense e não só”, cujo nome “é conhecido e reconhecido no mundo desportivo, muito para além das fronteiras” do concelho e o país, que “se destaca entre os seus pares” e que “merece de todos respeito e admiração”.

Nascido em Setúbal em 25 de dezembro de 1957, Henrique Jones, um antigo guarda-redes de futebol e andebol, foi médico do Vitória Futebol Clube e da Federação Portuguesa de Futebol, tendo estado presente em quatro fases finais do Campeonato do Mundo (2002, 2006, 2010 e 2014) e em três do Campeonato da Europa (2004, 2008 e 2012) ao serviço da seleção nacional A.

Visivelmente emocionado, agradeceu à Câmara Municipal pelo prémio, bem como aos familiares, à cidade, ao seu clube “de sempre”, o Vitória Futebol Clube, que o “ensinou a ser atleta, homem e médico”, a “todos os atletas” que tratou e ao país, que “tanto orgulho” lhe deu representar.

“Queria dizer, sobretudo aos mais novos, que é, sem ser em bicos de pés, sem ser com o apelo a nada que não seja o trabalho, o conhecimento, a honestidade, que conseguimos obter aquela carreira que eu tentei até hoje ser o mais digna possível.”

A cerimónia, que se realiza desde 2016, ano em que Setúbal foi Cidade Europeia do Desporto, celebrou o mérito desportivo com a homenagem a 187 pessoas e instituições, incluindo atletas e treinadores que foram campeões nacionais e internacionais.

“Começam a faltar as palavras para qualificar aquilo que sentimos, quando, ano após ano, vemos este palco encher-se de atletas, treinadores, dirigentes e demais agentes desportivos que tanto dignificam o nome de Setúbal e tão longe levam o nosso nome. Agradecer-vos nunca será demais, mas tende a parecer pouco”, disse André Martins.

Danilo Ferreira, campeão do Mundo e da Europa em andebol em cadeira de rodas, recebeu o troféu de Treinador do Ano e o presidente do União Futebol Comércio e Indústria, Vítor Augusto, o de Dirigente do Ano.

Luís Ventura, do Clube de Canoagem de Setúbal, campeão mundial de canoagem de mar, e a praticante de full contact / muaythai Maria Inês Mariani, do Henrique Diogo Team, campeã do Mundo, campeã nacional e campeã Muaythai Grand Prix, foram agraciados com os prémios destinados ao Atleta do Ano, masculino e feminino.

O prémio Evento Desportivo foi entregue aos organizadores do IX Duratrail e o de Equipa do Ano à Ginástica do Vitória Futebol Clube, pelos títulos nacionais de trampolins, duplo minitrampolim, trampolim individual, e tumbling.

A nadadora internacional do Clube Naval Setubalense Rita Machita Santos, multicampeã nacional, e João Cruz, do Artweels Clube de Patinagem do Sul, campeão europeu de patinagem artística, foram Atleta Esperança do Ano feminino e masculino.

Beatriz Bastos, do Scalipus Clube de Setúbal, a única atleta feminina da seleção nacional basquetebol que conquistou a medalha de bronze nos Mundiais para Atletas com Síndrome de Down, e Euclides Soares, campeão da Europa e do Mundo em andebol em cadeira de rodas ao serviço da seleção nacional, receberam os prémios para o melhor Atleta de Desporto Adaptado, feminino e masculino.

O Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão foi considerado a Associação/Clube Desportivo do ano, Maria Inês Joaquim, juíza de teamgym, o Árbitro do Ano, e Rodrigo Pinto, recebeu o prémio Mérito Académico.

No início da Gala, o presidente do CNID – Associação de Jornalistas de Desporto, Manuel Queiroz, entregou a Pedro Pichardo, campeão olímpico do triplo salto em 2021 e campeão do Mundo, campeão da Europa e vice-campeão do Mundo em pista coberta em 2022, o Prémio CNID 2021/22, destinado ao melhor atleta do ano, e o prémio de Melhor Atleta de Atletismo de 2021.