12° Parcialmente nublado
Limpeza de valas e linhas de água - 2019

A Câmara Municipal tem em curso operações de limpeza de vegetação desordenada em valas e margens de ribeiras existentes no concelho, com vista à prevenção da ocorrência de cheias e ao reforço das condições de segurança.


Os trabalhos programados para o corrente ano hidrológico incluem a limpeza de um vasto conjunto de valas e de linhas de água, assim como das respetivas margens, em vários pontos do território do concelho.

A operação já foi concretizada em diversos locais situados a nascente do território, como as zonas de Vale do Cobro, Poço Mouro, Tanoeira, Caiada e Vale da Rosa.

Os trabalhos prosseguem agora na Ribeira da Figueira, avançando, posteriormente, para valas e linhas de água existentes na área do Grelhal e da Aldeia Grande, assim como no território de Azeitão.

A limpeza de valas e de ribeiras é feita mecanicamente, com recurso a maquinaria especializada para este tipo de serviços, com as áreas envolventes a serem intervencionadas manualmente com roçadeiras.

As operações de limpeza de vegetação descaracterizada, realizadas anualmente pelo município, têm como objetivo prevenir situações de cheias no território aquando da ocorrência de períodos de pluviosidade intensa e garantir a segurança das populações.