18° Parcialmente nublado
Campeonato Nacional das Profissões - abertura

Setúbal está transformada na capital das competências ao receber, até dia 14, a 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, cuja abertura oficial decorreu na tarde de dia 9, na frente ribeirinha, em cerimónia com vários apontamentos culturais.


O evento de âmbito nacional, organizado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, junta mais de quatro centenas de jovens, em representação de 44 profissões, em competição que decorre em oito mil metros quadrados de oficinas.

Setúbal está, por estes dias, “transformada na capital das competências ao receber um campeonato no qual novos e futuros profissionais competem para ver quem melhor faz”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na cerimónia de abertura realizada no cais 3 do porto de Setúbal.

Este campeonato, sublinhou a autarca, “além de excelente oportunidade para mostrar as capacidades e habilidades de novos profissionais, é um momento de afirmação de Setúbal como grande cidade como polo de desenvolvimento de competências e capacidades com centros de saber e formação”.

Maria das Dores Meira destacou ainda “o bom momento do concelho”, em particular no que respeita à dinâmica económica, induzida “expressivamente por políticas expansivas de investimento municipal”, e também ao nível da empregabilidade, a qual se apresenta com uma percentagem residual de desemprego.

Um esforço que, enalteceu, em muito se deve também à aposta “feita na formação” e no “talento de profissionais” como os que se apresentam na 44.ª edição do Campeonato Nacional de Profissões Skills Portugal, organizada com vários apoios e patrocínios de entidades e empresas.

“Queremos que muitos destes novos profissionais possam aqui exercer a sua atividade e assim enriquecer, com as suas competências, a economia da região”, afirmou, ao frisar que “são os trabalhadores, com formação qualificada, o maior fator de criação de riqueza e que tornam as regiões mais competitivas”.

O Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal, com a participação de jovens entre os 17 e os 25 anos, escolhe os melhores para representar Portugal na competição europeia, este ano a decorrer em setembro em Graz, na Áustria, a que se segue, em 2021, a competição mundial, em Xangai, na China.

“Este é um evento de valorização das profissões e que demonstra a importância da qualificação profissional”, vincou o presidente do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Valadas da Silva, para destacar a pertinência deste campeonato, que se realiza de dois em dois anos.

A competição, salientou este responsável, constitui “um momento expressivo de demonstração da qualidade do ensino profissionalizante, cada vez mais escolhido pelos jovens, e que atesta o rigor, as práticas exigentes e os níveis de excelência que pautam esta vertente educativa”.

Já a delegada regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, Isabel Henriques, enalteceu a importância do evento, no qual não basta dar o melhor. “Têm de ser os melhores”, vincou, para depois acrescentar que “é com qualificação que se consegue mais produtividade e competitividade”.

O secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, ao evidenciar “o prestígio internacional de Portugal” nesta competição, enalteceu o facto de este ser “o único país que esteve sempre representado na fase mundial deste campeonato”.

Sobre este evento, o governante apontou o facto de ser “uma mostra da excelência portuguesa, tanto dos concorrentes como dos jurados, em várias áreas profissionais”, para depois acrescentar que esta é “uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os participantes”.

A cerimónia de abertura do 44.º Campeonato Nacional das Profissões Skills Portugal contou com o desfile das sete delegações de participantes e vários apontamentos culturais, como momentos de stand up comedy, e de dança a cargo dos Beat Crew e da Escola de Samba Rio Azul.

Antes do evento oficial de abertura, houve uma arruada pelas ruas da cidade, iniciada defronte da Biblioteca Pública Municipal, com as sete delegações do Instituto do Emprego e Formação Profissional participantes – Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores – em direção ao Cais 3 do Porto de Setúbal.

O Serviço de Formação Profissional do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal é o palco do evento, a decorrer até dia 14, que visa promover o talento e as competências dos jovens, chamar a atenção para a importância da formação profissional e divulgar a qualidade da formação em Portugal.

A competição realiza-se nos dias 10, entre as 13h00 e as 18h00, 11 e 12, entre as 09h00 e as 18h00, e 13 de fevereiro, entre as 09h00 e as 13h00. A cerimónia de encerramento está agendada para dia 14, às 14h30, no cais 3 do porto de Setúbal.

Os jovens que conquistarem medalhas de ouro vão representar Portugal na 7.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, de 16 a 20 de setembro, em Graz, Áustria, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, a ter lugar em Xangai, China, de 23 a 26 setembro de 2021.

Paralelamente ao campeonato, realiza-se um conjunto de seminários que abordam questões relevantes no domínio da formação, como a orientação profissional, a igualdade de género na escolha das profissões, bem como a evolução das profissões e as exigências do mercado de trabalho.

Os encontros têm início no dia 11, com o tema “Que Escolha?”, em análise no Fórum Municipal Luísa Todi, entre as 09h00 e as 17h00.

O auditório do Serviço de Formação Profissional de Setúbal acolhe, no dia 12, entre as 09h30 e as 12h30, o seminário “Emprego Qualificado: Necessidades atuais e perspetivas”, enquanto no dia 13, entre as 09h30 e as 12h00, é abordada a “Igualdade de Género na Escolha de Projeto de Carreira”.

Mais informações sobre este evento aqui.