Comemorações Bocagianas 2022 | Concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal

O concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal foi um dos destaques do programa comemorativo do feriado municipal de 15 de Setembro, que contemplou exposições, encontros literários, visitas abertas a espaços municipais e um peddy paper.


As comemorações do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho levaram música à Praça de Bocage, na noite do dia 15, com um espetáculo que marcou o encerramento da edição de 2022 do projeto municipal Fado em Setúbal.

O concerto, realizado nas arcadas dos Paços do Concelho contou com as atuações de Alfredo Santos, Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Fernando Anselmo, Inês Pereira, Joana Lança, Piedade Fernandes, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins.

Os artistas foram acompanhados de Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado.

O programa das Comemorações do Dia de Bocage, da Cidade e do Concelho contemplou, no período da tarde, uma visita guiada aos Paços do Concelho acompanhada de apontamentos musicais pela Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Também a Casa Bocage esteve aberta para visitas gratuitas, numa iniciativa que incluiu a abertura ao público da exposição “Bocage – representações nossas contemporâneas”.

A mostra, patente até dia 24 de setembro, partilha mais de uma dezena de trabalhos concebidos com várias técnicas de artistas contemporâneos presentes nas coleções dos museus municipais de Setúbal, elaborados entre 1974 e 2022, alusivos ao poeta sadino.

A exceção a esta cronologia é o estudo em gesso do rosto de Bocage atribuído a Júlio M. Correia, de 1968.

O livro “Bocage ou o Elogio da Inquietude”, editado pelo Centro de Estudos Bocageanos, foi apresentado nos Paços do Concelho por Daniel Pires que partilha nesta obra biográfica cerca de 30 anos de investigação sobre o poeta sadino efetuada nos acervos das principais bibliotecas e arquivos do país.

O investigador revela dados inéditos e desconhecidos da personalidade e da obra de Bocage, bem como aspetos biográficos como a iniciação e praxis no seio da Maçonaria, o percurso académico na infância e na adolescência e os interrogatórios da Inquisição.

Também à tarde, nos Paços do Concelho, a LASA entregou a Luís Aguiar o prémio de vencedor do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, com a obra “O sossego do tempo sobre a pele”.

A publicação da obra em livro pela LASA e 1500 euros em dinheiro são os prémios conquistados por Luís Aguiar.

As comemorações contemplaram ainda, no período da manhã, a terceira edição do peddy paper “Experienciar Setúbal”, às 09h00, que levou as quatro equipas participantes à descoberta da cidade através de um conjunto de perguntas e tarefas.

As Comemorações Bocagianas, embora centradas no feriado municipal, incluem um vasto leque de iniciativas que tiveram início a 14 de setembro e decorrem até ao dia 30 de setembro.

O programa completo das Comemorações Bocagianas 2022 pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados