Este plano estratégico permite que Setúbal dê continuidade às práticas pioneiras em Portugal em matéria de acessibilidade, reforçando o trabalho já efetuado de eliminação de barreiras arquitetónicas, urbanísticas e psicológicas, projetando um território mais democrático.

Inclui ações de sensibilização, formação e participação, envolvendo população, associações e entidades locais, de modo a favorecer dinâmicas municipais capazes de manter este desígnio cívico de município inclusivo na agenda de trabalho de toda a comunidade.

O programa, de natureza multidisciplinar, aborda espaço e equipamentos públicos, transportes, design, comunicação e infoacessibilidade, através da realização de estudos especializados em matéria de acessibilidade, com o objetivo de criar um plano de prioridades de intervenção.

Nesses estudos serão detetados os problemas existentes e apontadas as soluções e ações apropriadas para dotar Setúbal de condições de acessibilidade universal.

A apresentação pública da primeira fase deste projeto, que consiste no levantamento e diagnóstico de acessibilidades e mobilidade em vários espaços da cidade, conta com intervenções da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, cabendo à coordenadora do Programa Local de Promoção da Acessibilidade, Paula Teles, fazer a apresentação do projeto a implementar em Setúbal.