Através do Gabinete do Imigrante e Minorias Étnicas da Autarquia, o programa Maio – Diálogo Intercultural, que se realiza pelo sétimo ano consecutivo, dá visibilidade ao trabalho efetuado pelas várias associações de imigrantes e pelos grupos informais de comunidades específicas, permitindo a valorização das diferentes culturas do concelho.

Ao longo do mês decorrem várias iniciativas, como o livro dos 3i's “Irrequieto, Itinerante, Intercultural”, uma ação do Programa Escolhas do CLP das Manteigadas que vai passar de “insitituiMão em insitituiMão”.

A associação Experimentáculo propõe a exibição de um filme, todas as quintas-feiras, às 21h30, no Teatro de Bolso, enquanto na Sociedade Musical Capricho Setubalense pode ver-se, durante todo o mês, a “Interculturalidade em imagens”.

Pontuais são iniciativas como as Dançadeiras – Danças do Mundo, uma atividade para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, que se realizou dia 3, na Casa da Cultura, enquanto a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada recebeu, na mesma data, um encontro em torno da “Mulher Líder e da Conciliação entre a Vida Familiar e a Vida Profissional” e a Capricho Setubalense acolheu uma noite de jazz.

O Arraial Março Mulher, integrado nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovido pela associação SEIES, decorreu no dia 10, de tarde, na Praça Machado dos Santos, na Fonte Nova

Um desfile de moda, com animação por associações de imigrantes, realiza-se no dia 17, às 20h00, no Auditório José Afonso.

A gastronomia também está presente no Maio – Diálogo Intercultural com a “Cozinh’arte – Sabores do Mundo”, iniciativa que se realiza no dia 23, entre as 10h00 e as 17h30, no Centro de Cidadania Ativa.

No mesmo dia, na Casa da Cultura, às 21h30, a Câmara Municipal propõe o debate “Setúbal: Um território intercultural”.