12° Céu limpo
Seja Jardineiro Por Um Dia

Uma campanha lançada pela Câmara Municipal de Setúbal, a decorrer ao longo dos meses de março e abril, apela os munícipes a pôr as mãos na terra e a ajudar a transformar espaços devolutos da cidade em jardins.


 

Ser jardineiro por um dia. É esta a proposta da campanha que lançou raízes no ano passado com o objetivo de transformar espaços devolutos da cidade em pequenos jardins arranjados pela comunidade.

Plantar, conservar e envolver são palavras de ordem no dicionário do projeto “Seja Jardineiro Por Um Dia”, com uma lista interminável de espécies arbóreas – oliveiras, laranjeiras, hibiscos, jacarandás, malmequeres, alecrins, zimbros e albizias – a serem plantadas ao longo dos meses de março e abril.

Através da iniciativa, desenvolvida no âmbito da estratégia Setúbal: Cidade Verde, Rio Azul, a autarquia pretende apoiar e reconhecer o importante papel da comunidade na criação de uma cidade mais verde. Assim, os interessados em serem jardineiros por um dia podem concorrer a esta iniciativa.

Na edição deste ano estão previstas cerca de duas dezenas de ações em diversos locais, espalhados um pouco por todo o concelho, que podem ser requalificados pelos munícipes que se inscreverem no projeto municipal, com a primeira ação a decorrer já este sábado, às 09h30, no percurso pedonal da Quinta da Amizade, na freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

As ações de requalificação e embelezamento da campanha “Seja Jardineiro Por Um Dia” são de participação gratuita, mediante inscrição gratuita pelo telefone 265 548 400 ou pelo endereço eletrónico setubal.cidadeverde.rioazul@mun-setubal.pt.

A par das plantações para o público em geral, esta edição volta a apostar num conjunto variado de ações para a comunidade escolar, que colabora na criação de espaços verdes nos estabelecimentos de ensino, com o apoio de técnicos da autarquia e das juntas de freguesia e de docentes das respetivas unidades escolares.

Até hoje, a campanha de jardinagem, que promove ainda sessões de sensibilização ambiental para o público escolar, conta já com quatro dezenas de árvores e um milhar de arbustos plantados em dezenas de parcelas distribuídas por todo o concelho.

Na edição do ano passado, o projeto de participação cidadã contou com o envolvimento de 680 crianças em intervenções de embelezamento nas escolas e perto de cinco dezenas de voluntários que ajudaram a transformar onze locais subaproveitados em agradáveis espaços verdes.

A iniciativa integra a estratégia ambiental dinamizada pelo município no âmbito de Setúbal: Rio Azul, Cidade Verde, lema no qual se harmoniza a vontade de ter uma baía saudável e sedutora, juntamente com uma malha urbana voltada para o Sado e cujo desenvolvimento seja ambientalmente sustentável.