Setúbal Cultura Sem Barreiras - Visitas com intérprete de língua gestual portuguesa - Mercearia Liberdade - Museu do Trabalho Michel Giacometti

Uma visita guiada à Mercearia Liberdade, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com intérprete de língua gestual portuguesa, deu início, no dia 4 de setembro, a um programa de iniciativas a decorrer até novembro e que visa eliminar barreiras no acesso aos monumentos e museus municipais.


O programa de visitas guiadas com intérprete em língua gestual portuguesa, a realizar em setembro e novembro, integra a candidatura Setúbal – Cultura Sem Barreiras, da Câmara Municipal de Setúbal, que visa a criação de condições para pessoas com diversos tipos de deficiência poderem usufruir em pleno de equipamentos culturais.

As visitas, gratuitas e abertas à participação de toda a população, mediante inscrição, são conduzidas por técnicos municipais e acompanhadas da intérprete Sofia Carvalho que traduz em língua gestual portuguesa todas as informações que dão a conhecer melhor os museus e monumentos integrados neste périplo.

No dia 17, com início às 16h00, realiza-se uma visita à Casa Bocage, integrada nas Comemorações Bocagianas 2022. As inscrições devem ser feitas pelos contactos 265 229 255 ou casabocage@mun-setubal.pt.

A 18, a iniciativa realiza-se na Galeria Municipal do Banco de Portugal, às 11h00, com inscrições pelos contactos do Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

As exposições permanentes do Museu do Trabalho Michel Giacometti “Ao Encontro do Povo”, dedicada ao mundo rural expresso na coleção etnográfica de Michel Giacometti, e “Da lota à lata”, dedicada à indústria conserveira são visitadas, respetivamente, nos dias 18, às 15h00, e 24, às 10h30.

As inscrições devem ser feitas pelos contactos 265 537 880 ou museu.trabalho@mun-setubal.pt

Na tarde do dia 24, a partir das 16h00, a iniciativa passa pela Casa do Corpo Santo – Museu do Barroco, com inscrições pelos contactos do Museu de Setúbal/ Convento de Jesus.

A última visita do mês de setembro realiza-se no dia 25, às 15h00, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, com inscrições pelos contactos 969 754 510 ou casamemoriasgama@mun-setubal.pt.

A iniciativa regressa no mês de novembro, com um novo périplo por equipamentos culturais do município de Setúbal acompanhados por intérprete de língua gestual portuguesa.

O programa de visitas teve início na manhã do dia 4 de setembro, na Mercearia Liberdade, umas das três exposições permanentes do Museu do Trabalho Michel Giacometti, representante do setor terciário e dos serviços.

As visitas seguintes tiveram lugar no dia 11, ao Forte de Albarquel e ao Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Além de acompanhar estas visitas, a técnica de língua gestual portuguesa Sofia Carvalho vai gravar pequenos vídeos com informações sobre os equipamentos museológicos municipais que serão publicados no site acessível da Rede de Museus de Setúbal, a lançar até ao final do ano.

Estas medidas integram o projeto Setúbal – Cultura Sem Barreiras, que resulta de uma candidatura da autarquia aprovada pelo POR Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional Lisboa 2020, enquadrada no eixo prioritário “Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação”, com um investimento superior a 500 mil euros, comparticipado com uma taxa de 50 por cento pelo Fundo Social Europeu.

Teatro terapia, dança inclusiva, encontros, seminários e workshops e campanhas de sensibilização e de informação são outras iniciativas previstas no âmbito da candidatura Setúbal – Cultura Sem Barreiras.