Conselho Local de Ação Social de Setúbal | reunião plenária extraordinária - candidaturas para alargamento de respostas sociais ao PRR

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal (CLAS) aprovou no dia 21 de fevereiro, em reunião extraordinária, a apresentação de seis candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência que visam o alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais do concelho.


Durante o encontro, realizado no Cinema Charlot – Auditório Municipal, foram votados favoravelmente, por unanimidade, os projetos preparados por seis instituições no âmbito do aviso relativo à requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais, da componente 03 – Respostas Sociais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Uma candidatura apresentada pela Associação Baptista Shalom propõe a ampliação das instalações localizadas na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, de forma a permitir o alargamento da capacidade de resposta na valência de creche para o acolhimento de mais 102 crianças até aos 3 anos de idade e proporcionar mais trinta vagas na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI).

Já a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental candidata-se à construção de um Centro de Atividades de Capacitação para a Inclusão (CACI), no Monte Belo Norte, com capacidade para 53 crianças e jovens com deficiência intelectual.

Quanto a uma candidatura da Liga dos Amigos da Terceira Idade o objetivo é obter financiamento para a remodelação das instalações, de forma a aumentar a capacidade de resposta na ERPI para mais quatro vagas.

Outro projeto, apresentado pela Associação de Moradores Luta do Povo, entidade responsável pela instituição particular de solidariedade social Os Pinheirinhos – Creche e Jardim de Infância, visa a construção de um edifício adjacente às atuais instalações, destinado à valência de creche, que permitiria acolher 178 crianças até aos 2 anos.

Já a Sado Acolhe – Instituição de Apoio às Crianças, Jovens e Idosos da Freguesia do Sado pretende dar resposta à população idosa local com a construção de um edifico que permita assegurar serviço de apoio domiciliário a cem pessoas e acolher quarenta utentes em centro de dia.

Por último, a Santa Casa da Misericórdia de Setúbal pretende reforçar a resposta de ERPI, com a construção de um edifício com capacidade para acolher 110 pessoas.

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro dos Direitos Sociais e presidente do CLAS, Pedro Pina, felicitou as seis entidades que submeteram as candidaturas ao PRR e destacou “a coragem, ousadia e capacidade de materializar projetos que contribuem para o desenvolvimento social do concelho e para o bem-estar da população”.

Os pareceres às candidaturas foram propostos pelo Núcleo Executivo do CLAS, após análise da documentação remetida pelas entidades candidatas e validados pelo plenário, que contou com a participação de 51 pessoas em representação de 41 instituições.