Assinatura de protocolo entre a autarquia e a Fundação do Desporto

Um protocolo de adesão de Setúbal à Fundação do Desporto de Portugal, assinado no dia 23, além de um conjunto alargado de ações, viabiliza a criação de um Centro de Alto Rendimento no concelho sadino.


A adesão visa dar início ao processo de criação do Centro de Alto Rendimento de Setúbal, cuja primeira fase passa pela certificação das instalações desportivas com estrutura e procura competitiva local, nacional e internacional.

Enquadram-se nesta esfera de equipamentos desportivos os complexos municipais de Atletismo de Setúbal e de Piscinas das Manteigadas, a par do Centro Municipal de Atividades Náuticas e do recém-criado Centro Municipal de Águas Abertas.

Responsável pela coordenação da gestão dos centros de alto rendimento nacionais, a Fundação do Desporto de Portugal colabora com outros países neste domínio, incluindo ações conexas com o desporto de alto rendimento, em parceria com as entidades do Estado com responsabilidade ao nível da cooperação internacional.

A cerimónia de assinatura do protocolo de adesão decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Setúbal, na presença do presidente do Conselho de Administração, Paulo José Frischknecht, e do vice-presidente do Conselho de Administração, Nuno Pinto de Magalhães.

O município setubalense adere à organização na qualidade de “Curador”, passando a ter acesso privilegiado a um conjunto alargado de projetos e medidas de desenvolvimento, apoio e financiamento desportivo, incluindo majorações de benefícios fiscais nas verbas aplicadas.

O protocolo celebrado com a Fundação do Desporto de Portugal possibilita à autarquia alocar 85 por cento do valor pago anualmente à organização, no montante mínimo de 10 mil euros, num projeto desportivo ou social por si indicado a nível concelhio ou nacional.

A Fundação do Desporto de Portugal, criada em 1995, tem como objetivo a promoção e o apoio ao fomento e desenvolvimento do desporto, designadamente nos domínios da prática desportiva especializada e do alto rendimento, mas também nas áreas da educação, saúde, turismo, ambiente, mobilidade e economia.

O aumento da prática desportiva e do bem-estar físico da população em ações que integram apoios a atletas e a eventos, estudos e investigações, seminários e conferências, entre outras ações de promoção e desenvolvimento do desporto nacional, são objetivos daquela entidade.