Oficina Comunitária da Bela Vista | inauguração

O apoio da Câmara Municipal de Setúbal ao desenvolvimento comunitário, ativo e participado nos bairros da Bela Vista e Afonso Costa foi reforçado a 22 de junho com a assinatura de protocolos para a dinamização de novas ações.


Três acordos celebrados no Salão Nobre dos Paços do Concelho enquadram-se no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012 no território da Bela Vista, com ações dinamizadas por moradores para melhoria da qualidade de vida.

No âmbito deste programa, foi criada uma oficina comunitária de construção civil no Bairro da Bela Vista, inaugurada esta tarde, a qual está instalada no número 5 da Rua do Antigo Olival, em espaço cedido pela autarquia, com dinamização a cargo dos moradores Alberto Leite e Smyle Ornela.

Já o Projeto Garrrbage – Grupo de Ação pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis – gerações ecologistas, dinamizado desde 2014, recebe dois espaços municipais, um na Rua do Moinho, para funcionamento da oficina de reaproveitamento de artigos, outro no Mercado 2 de Abril, para exposição e venda.

Também uma parceria já estabelecida com a Maxiclínica no âmbito do projeto “Saúde no Bairro” é reforçada em novo protocolo que facilita o acesso a consultas e tratamentos de medicina dentária de moradores no território da Bela Vista e a residentes em todos os bairros municipais de habitação pública.

Acresce a formalização de uma colaboração entre a autarquia e a Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa para a cedência de instalações camarárias, inauguradas igualmente esta tarde, destinadas ao desenvolvimento das atividades do organismo.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, referiu que a cerimónia de assinatura destes protocolos “é apenas um ato formal que já deveria ter sido realizado”, mas que, em virtude das restrições sanitárias provocadas pela pandemia de covid-19, ainda não tinha possível concretizar.

A autarca sublinhou que estas colaborações “demonstram bem o trabalho que foi feito e o caminho que foi percorrido” nestes bairros, que, apesar de não ter sido “isenta de dificuldades e de erros, foi sempre feita de cabeça erguida e com os olhos no futuro”.

A presidente da autarquia acrescentou que estes protocolos, grande parte relacionados com o programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, “nasceram do trabalho conjunto com os moradores dos bairros da Bela Vista, um trabalho que continua a crescer e, ao mesmo tempo, a dar frutos”.

Maria das Dores Meira destacou ainda a importância do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade para a mudança de mentalidades. “Hoje, a regra nestes bairros é uma convivência bastante melhorada, que resulta do empenhamento de todos na melhoria das suas vidas e das condições em que ali vivem.”

Por isso, vincou, esta é uma ideia que faz sentido prosseguir. “Se o fazemos é porque é importante que nunca esqueçamos que foram vocês, com o vosso trabalho e sempre com o apoio municipal, que tomaram as decisões que alteraram definitivamente o rumo da vida nestes bairros.”

A cerimónia contou com a presença de membros do Executivo municipal, do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, e de moradores e representantes das entidades com quem foram firmados os protocolos.