PSP - Polícia de Segurança Pública

A redução da criminalidade geral em Setúbal e o papel insubstituível da PSP foram destacadas no dia 28 na cerimónia de comemoração dos 92 anos da força de segurança a nível distrital.


“É a todos vós que devemos a nossa tranquilidade, a gestão de conflitos e a resolução de muitos problemas que, sem a vossa presença, teriam sempre outras proporções”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A mensagem de reconhecimento e apoio aos elementos da Polícia de Segurança Pública foi deixada na abertura da cerimónia comemorativa do 92.º aniversário do Comando Distrital da PSP, realizada no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O papel das forças de segurança é “insubstituível”, pelo espírito de zelo com as populações do concelho, “24 sobre 24 horas”, afirmou a autarca.

Por isso, apelou ao respeito pelo trabalho da PSP e chamou a atenção de todos para a necessidade de apostar numa polícia capaz de responder aos desafios colocados em matéria de segurança num centro urbano com estas características.

Maria das Dores Meira afirmou, em contrapartida, que “é tempo de insistir num cada vez maior reforço das competências dos agentes das forças de segurança, competências que lhes permitam atuar sempre com a necessária proporcionalidade e evitar preconceitos que todos desejamos ver, de uma vez por todas, erradicados da nossa sociedade”.

Destacou ainda o facto de, no plano concelhio, existir “uma clara redução da criminalidade”, o que considerou importante para a qualidade de vida dos cidadãos residentes, assim como a perceção positiva de Setúbal por parte de turistas e investidores.

Esta progressiva mudança de perceção assegura “a capacidade para desenvolver estratégias de desenvolvimento de médio e longo prazo”, tornando o concelho “mais atrativo”.

Para isso, realçou a autarca, é necessário continuar “a insistir num maior reforço das competências dos agentes das forças de segurança” e num “policiamento de proximidade em que seja possível reconhecer no agente policial alguém com quem se sabe que se pode contar”.

Sobre a matéria relacionada com a redução da criminalidade, o comandante distrital de Setúbal, Manuel Viola da Silva, revelou que os dados referentes a 2018 apontam para uma redução da criminalidade participada no distrito, da ordem dos sete por cento face aos últimos três anos.

Nesse período, a criminalidade geral passou de 13.422 para 13.329 crimes registados.

De acordo com Viola da Silva, este resultado é fruto do “esforço” e “contributo” dos 1200 polícias e pessoal com funções não policiais do Comando Distrital, responsável pelo policiamento de 153 quilómetros quadrados, divididos pelas divisões de Setúbal, Seixal, Almada e Barreiro.

O diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Luís Farinha, também falou dos dados criminais para sublinhar que Portugal surge no top do ranking dos países europeus mais seguros.

No final da cerimónia foram entregues condecorações de mérito a diversos elementos da Polícia de Segurança Pública.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril