“A História de França através da publicidade”, patente entre 5 e 26 de março, é constituída por uma seleção de imagens que retratam momentos isolados, de temáticas díspares e períodos distintos, desde a época dos gauleses, no século V a.C., até à contestação estudantil francesa do Maio de 68.

Este tributo aos diferentes momentos da história francesa, através de meia centena de artigos associados à publicidade, incluindo cartazes, rótulos e ilustrações, revela a forma como os grandes factos são encarados e reinventados de diferentes formas consoante as épocas.

A diferença na maneira de ver os valores de consumo antes e depois da Revolução Francesa e a ridicularização das personagens Henrique IV, com uma garrafa de armagnac, Luís XIV, vestido com joias, e Napoleão, o suposto responsável pela criação da lei que proibia a canábis, retratado com um cigarro na mão, são alguns exemplos mostrados.

“A História de França através da publicidade”, cuja inauguração foi seguida de uma “Cerimónia do Chá Marroquino”, com a colaboração da Embaixada de Marrocos, pode ser visitada gratuitamente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, de terça a sexta-feira das 09h30 às 18h00 e aos sábados e domingos das 14h00 às 18h00.

A mostra marcou o início do programa da Festa da Francofonia 2016 juntamente com a inauguração da exposição “Dis-moi dix mots en langue(s) française(s)”, patente até dia 31 na Alliance Française.

A Festa da Francofonia 2016, uma organização da Câmara Municipal e da Alliance Française de Setúbal, reserva no dia 13, às 10h00, uma visita ao centro histórico da cidade, com início na Avenida Luísa Todi, perto da Escola de Hotelaria e Turismo, e chegada no Largo da Fonte Nova. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas através do endereço info.setubal@alliancefr.pt.

O programa inclui um almoço francófono no dia 17, às 12h45, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, confecionado por alunos, com um custo de 15 euros por pessoa.

A 20 de março, Dia da Francofonia, decorre, a partir das 15h30, uma Tarde Intercultural do Museu do Trabalho Michel Giacometti intitulada “A França em Setúbal”, com apontamentos musicais de clássicos franceses por Teresa Raposo, a conferência “Setúbal e os Franceses, Encontros e Desencontros”, por António Chitas, momentos de dança e poesia por alunos da EB Barbosa du Bocage e degustação de crepes.

A Festa da Francofonia 2016, a decorrer em várias cidades portuguesas, encerra em Setúbal com a exibição do documentário “Os filhos do rio azul/Les enfants de l’estuaire”, de Alexandre Chapot e Michel Claret, dia 26, às 21h30, na Casa da Cultura, sessão de entrada livre que inclui uma palestra sobre o filme, por Nathalie Águas Coelho.
 

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril