Eurovision Live Concert Portugal 2022, no Auditório José Afonso

O público presente no Eurovision Live Concert Portugal, na noite de 27 de agosto, no Auditório José Afonso, em Setúbal, vibrou com as canções do Festival da Eurovisão e alguns espetadores terminaram mesmo o concerto a cantar no palco, juntamente com os artistas.


Apesar do frio que se fez sentir, o público saiu satisfeito do Largo José Afonso, numa noite que terminou com alguns espetadores a subirem ao palco durante a derradeira atuação de Senhit, a representante de São Marino, sendo seguidos pelos restantes artistas do cartaz, numa celebração conjunta.

O ponto mais alto do evento foi, no entanto, a atuação do estónio Ott Lepland, que, ao contrário dos outros artistas, fez questão de cantar integralmente ao vivo, incluindo a parte instrumental, para satisfação do público, que o aplaudiu com insistência ao longo da canção.

Durante cerca de duas horas, a 12.ª edição do Eurovision Live Concert Portugal fez reviver no Auditório José Afonso êxitos de mais de seis décadas de história do Festival da Eurovisão.

Desde 2009, excluindo os dois últimos anos devido à pandemia, o evento tem trazido a Setúbal dezenas de artistas da esfera da Eurovisão, provenientes de vários países. A par de Senhit e Ott Lepland, o programa deste ano contou com artistas como a maltesa Chiara Siracusa, a alemã Jaime Lee e a banda suíça Sinplus.

Além dos convidados internacionais, o espetáculo – que tinha entrada gratuita, embora houvesse alguns ingressos especiais para lugares reservados junto ao palco – contou com atuações de artistas portugueses que participaram no Festival da Canção, entre os quais alguns que representaram Portugal no Festival da Eurovisão.

O Eurovision Live Concert, organizado pela Derivastatus – Associação e pela Câmara Municipal, com o apoio de várias empresas e entidades locais, é a única iniciativa dedicada ao maior espetáculo do mundo para televisão realizada em Portugal e um dos maiores espetáculos, subordinados a este tema, em toda Europa.

O evento, que já trouxe a Setúbal perto de uma centena de artistas, provenientes de vários países membros da Eurovisão, tem por objetivo promover a música e os artistas europeus, muitos deles desconhecidos do grande público e que, de outra forma, não teriam oportunidade de atuar em Portugal.