A plataforma Qlinic foi criada por um grupo de alunos do Mestrado Integrado de Medicina (MIM) da Universidade do Algarve.

Presta informações à população sobre a saúde, nas mais diversas áreas, para evitar que os portugueses recorram a fontes não fidedignas quando têm alguma dúvida sobre o estado de saúde.

É uma plataforma exclusivamente online e é um serviço gratuito.

A Qlinic conta com a colaboração de um considerável número de profissionais de saúde das mais diversas áreas, nomeadamente medicina geral, dentistas, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, entre outros.

Tome nota que a plataforma não está orientada para questões relacionada com a pandemia Covid-19.

Embora não disponha de uma página de perguntas frequentes, proporciona uma forte componente de interação entre o cidadão e os alunos que gerem a plataforma, que servem, posteriormente, de intermediários entre os utentes e os profissionais de saúde.

Como funciona:

  • O cidadão acede à plataforma (www.qlinic.pt)
  • Preenche um questionário com os seguintes campos:
    • Endereço de correio eletrónico
    • Nome e apelido
    • Género
    • Idade
    • Forma de contacto preferencial (correio eletrónico ou Whatsapp)
    • Número de telemóvel associado ao Whatsapp para receber a sua resposta
    • Em que área procura ajuda (Medicina, Cuidados paliativos, Medicamentos, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Atividade física, Nutrição, Medicina Dentária)
    • Opção de envio de fotografia para melhor avaliação do seu caso
    • Apresentação da(s) questão(ões)
    • Aviso legal
    • Solicitar cópia das respostas
    • Submissão dos dados