Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança - Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea - Igreja de Jesus

O Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea apresentou no dia 20 de novembro, na Igreja de Jesus, um concerto que apresentou músicas de várias épocas, desde o barroco até ao contemporâneo, integrado no Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança.


Durante uma hora, a formação demonstrou a versatilidade do saxofone com a interpretação de uma grande variedade de temas de compositores como Vivaldi, Handel, Bach, Naulais, Piazzola, Freddie Mercury e Leonard Bernstein.

O público foi também surpreendido com um momento de dança protagonizado por uma pequena bailarina convidada pelo Quarteto de Saxofones da Banda de Música da Força Aérea, que acompanhou a interpretação de um tema de Piazzola.

O grupo, formado em 2005 e composto por André Cabica, David Gonçalves, Telmo Campos e Luís Martins, nos saxofones soprano, alto, tenor e barítono, respetivamente, interpretou obras de música erudita e contemporânea, mas também de pop e jazz.

O concerto, realizado no dia 20 de manhã, foi o terceiro evento da primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança, que apresenta na Igreja de Jesus espetáculos, de entrada gratuita mediante reserva, de música de câmara tocada por militares e agentes da autoridade, sempre às 11h30.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do programa Convento ConVida, de promoção de música erudita na Igreja de Jesus, teve início a 7 de novembro com o Octeto de Sopros da Banda Sinfónica da Armada, a que se seguiu, a 13, o Quinteto de Metais da Banda Sinfónica da PSP.

A primeira edição do Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança encerra com dois concertos no último fim de semana de novembro.

A 27, o Ensemble de Sopros da Banda Sinfónica do Exército apresenta um programa essencialmente associado à “harmoniemusik”, género musical alemão que se reporta a ensembles de sopro durante o século XVIII.

Dia 28, o fecho do festival está a cargo do Quarteto de Cordas da Banda Sinfónica da GNR.

As reservas para cada espetáculo devem ser feitas junto do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, de terça-feira a sábado, entre as 10h00 e as 18h00, e aos domingos, das 14h00 às 18h00, pelo telefone 969 754 106.